DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

UMA ABORDAGEM INOVADORA EM ENSINO E SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2190

Palavras-chave:

Educação Científica, Doenças Transmitidas por Alimentos, Tirinhas, Estudo de Casos

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem inovadora para o ensino de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) em aulas de ciências do Ensino Fundamental. O objetivo é promover habilidades de resolução de problemas e elucidar ações de prevenção às DTA. A partir da revisão da literatura, foi elaborado um recurso pedagógico que une tirinhas de quadrinhos à metodologia dos Estudos de Casos. O resultado foi um Caderno Pedagógico (CP) ilustrado, de fácil leitura e alinhado aos documentos oficiais da educação brasileira. A metodologia dialoga com diversas etapas do ensino, uma vez que apresenta propostas de atividades que corroboram com o tema, permitindo a sua utilização em variadas aulas do contexto escolar. Iniciando-se sempre com um questionamento buscam estimular resoluções atreladas às possibilidades de contágio mediante o contato com os microrganismos apresentados. O CP é um recurso para o processo de ensino-aprendizagem em Ciências. A divulgação deste artigo visa inspirar práticas atrativas e interativas para alunos e professores, articulando o Ensino de Ciências e Saúde com a aplicação do CP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Luiz dos Santos Marques, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Mestre em Ensino de Ciências da Natureza pela UFF. Especialista em Educação Básica - Modalidade Ensino de Biologia, pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ. Professor da Rede Privada de Ensino, atuando como professor de Ciências e Biologia nos Ensinos Fundamental e Médio.

Jorge Messeder, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Química pelo IME. Mestre em Química pelo IME. Graduado em Química Industrial pela UFF. Docente Titular do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) atuando no curso de pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN) da UFF.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Marques, J. L. dos S. ., & Messeder, J. (2025). DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS: UMA ABORDAGEM INOVADORA EM ENSINO E SAÚDE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 325-343. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2190

Edição

Seção

Produto Educacional