DESENVOLVIMENTO DE UM SITE INTERATIVO PARA APRENDER HERANÇA GENÉTICA POR GAMIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2175Palavras-chave:
Gamificação, Drosófila, Ensino de genéticaResumo
Este artigo apresenta o LabGene – WEB, um site educacional gamificado desenvolvido com o objetivo de auxiliar o ensino-aprendizagem de genética. A proposta aborda conceitos de genética clássica a partir de cruzamentos simulados de Drosophila melanogaster, permitindo ao estudante investigar o padrão de herança de diversas características. O site foi estruturado em 5 ambientes: a apresentação da proposta e do organismo de estudo; o “Questionário de Admissão” e as 3 Estações Experimentais que abordam a 1ª Lei de Mendel, a Segregação Independente (2ª Lei de Mendel) e a Herança ligada ao sexo, respectivamente. A cada estação o usuário deve responder perguntas e acumular pontos. Após cada resposta, ele recebe um feedback na forma de vídeo, independentemente de ter acertado ou errado. Neste último caso, ele tem nova oportunidade de responder a mesma pergunta. Ao completar as 3 Estações Experimentais, o usuário ganha o título de Expertise em Genética das Moscas das Frutas. O site relaciona outros elementos de gamificação como personagens e recompensas, acessíveis com recursos digitais. Disponível gratuitamente em formato desktop e mobile, o LabGene - WEB potencializa o alcance da aprendizagem investigativa e promover maior engajamento dos alunos nas aulas de genética.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Maria de Fátima do Nascimento Castro, Andrea Silva Santiago, Pedro Marcos de Almeida, Francielle Martins

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.