DESENVOLVIMENTO DE UM SITE INTERATIVO PARA APRENDER HERANÇA GENÉTICA POR GAMIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2175

Palavras-chave:

Gamificação, Drosófila, Ensino de genética

Resumo

Este artigo apresenta o LabGene – WEB, um site educacional gamificado desenvolvido com o objetivo de auxiliar o ensino-aprendizagem de genética. A proposta aborda conceitos de genética clássica a partir de cruzamentos simulados de Drosophila melanogaster, permitindo ao estudante investigar o padrão de herança de diversas características. O site foi estruturado em 5 ambientes: a apresentação da proposta e do organismo de estudo; o “Questionário de Admissão” e as 3 Estações Experimentais que abordam a 1ª Lei de Mendel, a Segregação Independente (2ª Lei de Mendel) e a Herança ligada ao sexo, respectivamente. A cada estação o usuário deve responder perguntas e acumular pontos. Após cada resposta, ele recebe um feedback na forma de vídeo, independentemente de ter acertado ou errado. Neste último caso, ele tem nova oportunidade de responder a mesma pergunta. Ao completar as 3 Estações Experimentais, o usuário ganha o título de Expertise em Genética das Moscas das Frutas. O site relaciona outros elementos de gamificação como personagens e recompensas, acessíveis com recursos digitais. Disponível gratuitamente em formato desktop e mobile, o LabGene - WEB potencializa o alcance da aprendizagem investigativa e promover maior engajamento dos alunos nas aulas de genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima do Nascimento Castro, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Mestra em Ensino de Biologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professora da Rede Estadual do Piauí – SEDUC, Luís Correia, PI, Brasil.

Andrea Silva Santiago, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Licencianda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Poeta Torquato Neto, Teresina, PI, Brasil.

Pedro Marcos de Almeida, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Doutor em Genética – UFPE. Professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Poeta Torquato Neto, Teresina, PI, Brasil.

Francielle Martins, Universidade Estadual do Piauí, Brasil

Doutora em Genética e Melhoramento – UFV. Professora Associada III da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – Campus Poeta Torquato Neto, Teresina, PI, Brasil.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Castro, M. de F. do N., Santiago, A. S., Almeida, P. M. de, & Martins, F. (2025). DESENVOLVIMENTO DE UM SITE INTERATIVO PARA APRENDER HERANÇA GENÉTICA POR GAMIFICAÇÃO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 295-306. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.2175

Edição

Seção

Produto Educacional