PETROFLEX: FLEXQUEST PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO DERRAMENTO DE ÓLEO NAS PRAIAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2164Palavras-chave:
ensino das ciências ambientais, flexibilidade cognitiva, aprendizagem ativaResumo
Este estudo objetivou desenvolver e aplicar uma FlexQuest, denominada PetroFlex, voltada para o estudo do desastre do derramamento de óleo nas praias brasileiras em 2019. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Pernambuco, integrando recursos digitais e uma abordagem interdisciplinar para estimular a consciência socioambiental e a pensamento crítico. A metodologia envolveu a aplicação de atividades interativas em uma plataforma online, com os dados sendo interpretados qualitativamente, a partir dos três eixos da FlexQuest: Questões, Processos e Transferência. Os resultados mostraram que a PetroFlex favoreceu o desenvolvimento de habilidades críticas, como argumentação, análise de problemas complexos e tomada de decisão, além de ampliar a compreensão dos impactos socioambientais e das responsabilidades políticas e econômicas relacionadas ao desastre. Conclui-se que a PetroFlex é potencialmente eficaz na promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes.
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