PETROFLEX: FLEXQUEST PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO DERRAMENTO DE ÓLEO NAS PRAIAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2164

Palavras-chave:

ensino das ciências ambientais, flexibilidade cognitiva, aprendizagem ativa

Resumo

Este estudo objetivou desenvolver e aplicar uma FlexQuest, denominada PetroFlex, voltada para o estudo do desastre do derramamento de óleo nas praias brasileiras em 2019. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi realizada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Pernambuco, integrando recursos digitais e uma abordagem interdisciplinar para estimular a consciência socioambiental e a pensamento crítico. A metodologia envolveu a aplicação de atividades interativas em uma plataforma online, com os dados sendo interpretados qualitativamente, a partir dos três eixos da FlexQuest: Questões, Processos e Transferência. Os resultados mostraram que a PetroFlex favoreceu o desenvolvimento de habilidades críticas, como argumentação, análise de problemas complexos e tomada de decisão, além de ampliar a compreensão dos impactos socioambientais e das responsabilidades políticas e econômicas relacionadas ao desastre. Conclui-se que a PetroFlex é potencialmente eficaz na promoção de uma aprendizagem interdisciplinar, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, contribuindo para a formação crítica e cidadã dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Lúcia de Oliveira da Silva, Secretaria de Educação de Pernambuco, Brasil

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE), Recife, Pernambuco, Brasil

José Antônio Bezerra de Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil

 Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE. Professor do Magistério Superior na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Pós-doutorado em Educação Tecnológica pela UFPE. Professora do Colégio de Aplicação da UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, B. L. de O. da ., Oliveira, J. A. . B. de ., & Aquino, K. A. da S. . (2025). PETROFLEX: FLEXQUEST PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DO DERRAMENTO DE ÓLEO NAS PRAIAS BRASILEIRAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 69-83. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2164

Edição

Seção

Artigos Científicos