CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2048

Palavras-chave:

Violência contra a Mulher, Violência por Parceiro Íntimo, Violência Doméstica, Educação em Saúde

Resumo

A violência contra a mulher trata-se de uma das principais preocupações da saúde pública por sua alta prevalência e complexidade que acarreta danos psicológicos, físicos, morais, patrimoniais e sexuais para as vítimas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo descrever o processo de construção e validação de um produto educacional em formato de crônica literária voltado para o enfrentamento da violência doméstica. Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de um produto educacional em formato de crônica literária, utilizando o método CTM3, voltada para o enfrentamento da violência doméstica, desenvolvido no período compreendido entre janeiro e abril de 2024 e validado em maio do mesmo ano na IV Sessão de Produção Técnica Educacional do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil. A crônica se intitula “Eu devia ter percebido os sinais...” e foi positivamente avaliada por uma comissão formada por 03 (três) juízes avaliadores, mostrando que essa abordagem possui grande potencialidade de ensino em saúde, conscientizando as vítimas de violência doméstica e consequentemente atuando no enfrentamento desta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Pereira Alves, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Mestranda em Ensino em Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Érika Vanessa de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil

Assistente Social graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestranda em Ensino em Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Lizânia da Silva Melo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde Alagoas (UNCISAL). Mestranda em Ensino em Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Thaís Fernanda Silva de Brito, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil

Enfermeira graduada pela faculdade Sete de Setembro (FASETE). Mestranda em Ensino em Saúde e Tecnologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Kerle Dayana Tavares de Lucena, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Brasil

Enfermeira, Mestre e Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente efetiva da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, Alagoas, Brasil.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Alves, B. P. ., Silva, Érika V. de O. ., Melo, L. da S. ., Brito, T. F. S. de ., & Lucena, K. D. T. de . (2025). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 303-312. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2048

Edição

Seção

Relato de Experiência