EDUCAÇÃO STEAM MAKER NA PESQUISA E EXTENSÃO
AVALIAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS, TÉCNICAS E SOCIOEMOCIONAIS.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.2040Palavras-chave:
Educação STEAM Maker. Competências Científicas. Inovação no Ensino de Física. Representatividade na Ciência. Divulgação Científica.Resumo
O artigo apresenta relatos de experiência de estudantes do Laboratório de Educação STEAM Maker, mostrando como sua participação em projetos de pesquisa e extensão favoreceu o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e socioemocionais. As experiências, apresentadas no III Congresso de Pesquisa e Extensão do IFBA – campus Salvador, abordam temas como inovação tecnológica, representatividade na ciência, ensino de Física sob uma perspectiva decolonial e uso de metodologias ativas. A partir da aplicação de uma Rubrica de Competências STEAM Maker, foram avaliadas cinco dimensões: competências científicas, técnicas, socioemocionais, impacto da experiência e reflexão e comunicação. Os resultados revelam que o grupo adota uma abordagem interdisciplinar e inclusiva, integrando tecnologia, cultura e responsabilidade social. Projetos envolvendo Arduino, divulgação científica digital e ensino contextualizado de Física mostraram impacto positivo no aprendizado e na comunidade acadêmica. As evidências apontam que a Educação STEAM Maker é uma estratégia eficaz para promover pensamento crítico, criatividade e engajamento estudantil, além de fortalecer a diversidade e a representatividade na ciência. Conclui-se que iniciativas como esta são essenciais para a formação de futuros cientistas e educadores comprometidos com a inovação e a transformação social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Rafaelle da Silva Souza

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.