A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA

ESPECIFICIDADES DO GÊNERO E ASPECTOS TEÓRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1987

Palavras-chave:

Linguagem da Ciência, Leitura, Escrita

Resumo

O objetivo do trabalho consistiu em compreender o que se mostra sobre as especificidades do gênero de Divulgação Científica no Ensino de Ciências e Língua Portuguesa. Portanto, apresentamos parte de uma revisão bibliográfica realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em que os dados obtidos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), sendo que chegamos a noventa e uma unidades de significado, quatorze categorias iniciais, quatro categorias intermediárias, e uma categoria final. Neste trabalho iremos analisar uma das categorias intermediárias. A categoria analisada mostrou que o uso de gêneros no ensino de Ciências e Língua Portuguesa pode se mostrar positivo, principalmente os gêneros de divulgação científica (DC), que abordam temas da Ciência com uma linguagem mais acessível, se aproximando do aluno, além de potencializar a prática da leitura e da escrita em sala de aula.

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Biografia do Autor

Thaís Paz Callegaro, UFFS

Letras Português e Espanhol - Universidade Federal da Fronteira Sul  (UFFS). Mestranda em Ensino de Ciências – Universidade Federal da Fronteira SUL  (UFFS), Santo Ângelo,Rio Grande do Sul, Brasil.

Judite Scherer Wenzel, UFFS

Doutora em Educação nas Ciências – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS, Brasil. 

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Paz Callegaro, T., & Scherer Wenzel, J. . (2024). A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E LÍNGUA PORTUGUESA : ESPECIFICIDADES DO GÊNERO E ASPECTOS TEÓRICOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 493-501. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1987

Edição

Seção

VI CIECITEC - 8ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais