A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1984

Palavras-chave:

Educação Alimentar, Formação de Professores, Ensino de Ciências

Resumo

As mudanças nos hábitos alimentares contemporâneos e a exacerbação das doenças crônicas não transmissíveis apontam para a necessidade de ações de educação alimentar e nutricional. Embora a Lei de Diretrizes e Bases indique a educação alimentar e nutricional como tema transversal, não existem indicativos nesse sentido nas diretrizes para a formação de professores. Esse quadro instigou a investigar o atual estado da produção científica sobre educação alimentar e nutricional no país. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, de revisão, no Portal de Periódicos Capes, buscando artigos com o descritor "educação alimentar e nutricional", em todo o período de abrangência. Os resultados demonstraram uma produção majoritariamente de autoria de profissionais da saúde, em contextos extraescolares, fruto de intervenções pontuais, com fraca relação com o ensino de ciências ou com o currículo escolar. Assim, este trabalho vem reforçar a necessidade da abordagem do tema na escola e da formação de professores para tal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Lizbehd Halmann, UESC

Nutricionista (UFBA, 2022), Licenciada em Ciências Biológicas (UFSM, 2004), Mestre e Doutora em Educação (UFBA, 2006, 2011). Professora Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Halmann, A. L. . (2024). A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 474-483. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1984

Edição

Seção

VI CIECITEC - 8ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais