SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DA EVOLUÇÃO COM ENFOQUE NO LETRAMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1978Palavras-chave:
Evolução biológica, Abordagem didática, Ensino de ciênciasResumo
Este artigo apresenta uma sequência de ensino investigativa (SEI) sob a perspectiva do letramento científico, destinada ao ensino da temática de evolução biológica. A metodologia utilizada neste estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa de pesquisa. Essa sequência didática está visualmente apresentada em um infográfico, juntamente com reflexões relevantes sobre o processo de letramento científico. As atividades da SEI estão centradas nas contribuições de estudiosos, que antecederam Darwin, para a compreensão dos processos evolutivos e foram organizadas para atender os requisitos estruturantes: problematização, resolução do problema, sistematização e contextualização do conhecimento, aplicação e avaliação. A integração da SEI com o letramento científico promove um ambiente de aprendizagem dinâmico, participativo e reflexivo. Além de desenvolver a autonomia dos alunos, capacitando-os para um papel ativo na sociedade, além de oferecer suporte significativo aos professores de ciências da natureza durante o processo de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Mariana Durigon, Cadidja Coutinho, Greice Scremin, Magda Medeiros Schu Silva, Thais Scotti do Canto-Dorow
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.