ENSINO DE BOTÂNICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1977Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Estatística, BiologiaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do ensino de Botânica e Estatística Descritiva em uma abordagem interdisciplinar com estudantes do Ensino Médio para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi conduzida em cinco etapas e o levantamento teórico explorou a interligação entre Estatística e Biologia. As atividades foram realizadas em uma escola rural no município de São João do Triunfo, PR. Uma sequência de ensino, alinhada aos novos padrões curriculares do novo Ensino Médio, integrou conteúdos estatísticos e Botânica. Aplicada em uma turma da segunda série, a pesquisa envolveu a coleta e análise de 120 folhas de Prunus domestica. Os estudantes, em grupos, realizaram cálculos estatísticos e elaboraram exsicatas foliares para análise morfológica. Utilizando Análise Textual Discursiva, identificaram-se dificuldades conceituais. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar pode beneficiar a aprendizagem e aumentar a motivação dos estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Caroline Bacil, Fabiola Martins Stavny, Guataçara dos Santos Junior, Danislei Bertoni, Cristiane Budek Dias
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.