ENSINO DE BOTÂNICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1977

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Estatística, Biologia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do ensino de Botânica e Estatística Descritiva em uma abordagem interdisciplinar com estudantes do Ensino Médio para os processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi conduzida em cinco etapas e o levantamento teórico explorou a interligação entre Estatística e Biologia. As atividades foram realizadas em uma escola rural no município de São João do Triunfo, PR. Uma sequência de ensino, alinhada aos novos padrões curriculares do novo Ensino Médio, integrou conteúdos estatísticos e Botânica. Aplicada em uma turma da segunda série, a pesquisa envolveu a coleta e análise de 120 folhas de Prunus domestica. Os estudantes, em grupos, realizaram cálculos estatísticos e elaboraram exsicatas foliares para análise morfológica. Utilizando Análise Textual Discursiva, identificaram-se dificuldades conceituais. Conclui-se que a abordagem interdisciplinar pode beneficiar a aprendizagem e aumentar a motivação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Bacil, UTFPR

Mestranda em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR. Professora, SEED-PR, São João do Triunfo, PR, Brasil

Fabiola Martins Stavny, UTFPR

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR. Professora, SEED-PR, São João do Triunfo, PR, Brasil. Mato Queimado, s/n, casa, Zona Rural, 84150-000, São João do Triunfo, Paraná, Brasil.

Guataçara dos Santos Junior, UTFPR

Doutor em Ciências Geodésicas - Universidade Federal do Paraná (UFPR).Professor - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Ponta Grossa - Paraná - Brasil. 

Danislei Bertoni, UTFPR

Doutor em Educação - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Ponta Grossa - Paraná - Brasil.

Cristiane Budek Dias, UTFPR

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia - UTFPR.Pós-Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática- UEPG, Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Bacil, . C. ., Martins Stavny, F. ., dos Santos Junior, G. ., Bertoni, D. ., & Budek Dias, C. . (2024). ENSINO DE BOTÂNICA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR COM ESTUDANTES DO NOVO ENSINO MÉDIO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 404-414. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1977

Edição

Seção

VI CIECITEC - 8ª Mostra Gaúcha de Produtos Educacionais