AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

UMA REVISÃO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE PRÁTICAS E FUNDAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1906

Palavras-chave:

Avaliação Formativa; Ensino de Ciências; Práticas Avaliativas

Resumo

A avaliação é um tema central na educação e compreende diferentes modalidades. A avaliação somativa privilegia a mensuração quantitativa dos resultados, enquanto a avaliação diagnóstica e formativa enfatiza o acompanhamento processual e qualitativo da aprendizagem. No Ensino de Ciências, estudos recentes apontam a necessidade de ampliar os instrumentos e fundamentos teóricos utilizados para promover uma aprendizagem significativa e reflexiva. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os instrumentos de avaliação formativa presentes em pesquisas recentes da área, evidenciando seus fundamentos teóricos, contextos de aplicação e desafios para implementação. Foram selecionadas 42 pesquisas por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base nas diretrizes PRISMA (2020) e na análise de conteúdo categorial (Sampaio e Lycarião, 2021). Identificaram-se oito categorias de práticas: rubricas; STEM e TDIC; autoavaliação e pares; debates; projetos de pesquisa; jogos e simulações; portfólios; e ilustrações científicas e mapas conceituais. Os resultados revelam uma tendência global à diversificação das práticas formativas e indicam a necessidade de fortalecer o diálogo entre teoria e prática na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Moreira da Silva, Universidade Federal do ABC, Brasil

Doutorando (2021-2024) e Mestre (2013-2015) em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC - UFABC e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP 2007-2011). Atua como professor de física há mais de 15 anos, com experiências em cursinhos pré-vestibulares, ensino médio regular e fundamental II em diversos colégios em São Paulo.Foi monitor cultural no MUSEU DE CIÊNCIAS CATAVENTO (2010) e técnico em automação eletrônica/informática nos anos de 2007-2009. Fundou a empresa de consultoria educacional FIZENCADEANDO, prestando cursos para professores e orientando a implementação de Tecnologias Educacionais em Robótica e Cultura Maker com foco no Ensino de Ciências, Modelagem Matemática, Tecnologias da informação e comunicação, Circuitos Elétricos e Automação. Atualmente é professor de Física e Robótica no curso de licenciatura em Ciências da Natureza na Faculdade SESI-SP de Educação (FASESP) e pesquisador na área do Ensino de Ciências com interesse nas seguintes linhas temáticas: Tecnologias Educacionais; Cultura Maker; Processos, recursos e materiais educativos; Linguagens e Discurso; História, Filosofia e Sociologia da Ciência; Educação em espaços não-formais e divulgação científica.

Marcelo Zanotello, Universidade Federal do ABC, Brasil

Bacharel (1994) e Licenciado (2003) em Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre (1998) e Doutor (2003) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Física na Educação Básica de 1995 a junho de 2006. Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) desde agosto de 2006, lecionando nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática desde 2011. Coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFABC de 2008 a 2013. Vice coordenador (2015 e 2016) e Coordenador (2017 e 2018) do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Pesquisador do projeto FAPESP Produção de conhecimentos escolares nas ciências da natureza: conteúdos, estratégias e recursos (2011 a 2013). Coordenador dos cursos de extensão destinados a professores de física da rede estadual paulista Práticas de Ensino de Física e o Currículo do Estado de São Paulo - módulos I (2013) e II (2016). Coordenador do projeto FAPESP Perspectivas para a integração das tecnologias na educação básica: ambientes tecnológicos e programação para o ensino de ciências (2016 a 2018). Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas da UFABC (2018-2021). Desenvolve estudos sobre os temas Linguagens e Ensino de Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, W. M. da, & Zanotello, M. . (2025). AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE PRÁTICAS E FUNDAMENTOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 173-191. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1906

Edição

Seção

Artigos Científicos