AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
UMA REVISÃO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE PRÁTICAS E FUNDAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1906Palavras-chave:
Avaliação Formativa; Ensino de Ciências; Práticas AvaliativasResumo
A avaliação é um tema central na educação e compreende diferentes modalidades. A avaliação somativa privilegia a mensuração quantitativa dos resultados, enquanto a avaliação diagnóstica e formativa enfatiza o acompanhamento processual e qualitativo da aprendizagem. No Ensino de Ciências, estudos recentes apontam a necessidade de ampliar os instrumentos e fundamentos teóricos utilizados para promover uma aprendizagem significativa e reflexiva. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os instrumentos de avaliação formativa presentes em pesquisas recentes da área, evidenciando seus fundamentos teóricos, contextos de aplicação e desafios para implementação. Foram selecionadas 42 pesquisas por meio de uma revisão sistemática da literatura, com base nas diretrizes PRISMA (2020) e na análise de conteúdo categorial (Sampaio e Lycarião, 2021). Identificaram-se oito categorias de práticas: rubricas; STEM e TDIC; autoavaliação e pares; debates; projetos de pesquisa; jogos e simulações; portfólios; e ilustrações científicas e mapas conceituais. Os resultados revelam uma tendência global à diversificação das práticas formativas e indicam a necessidade de fortalecer o diálogo entre teoria e prática na formação docente.
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