A ABORDAGEM STEM/STEAM NO ENSINO DE FÍSICA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1842

Palavras-chave:

Abordagem interdisciplinar, Ensino de física, Revisão de literatura, STEAM

Resumo

Os avanços científicos e a crescente dependência de tecnologia evidenciam a necessidade de adotar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) no ensino de física. Esta pesquisa qualitativa realizou uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para avaliar o impacto da abordagem STEAM no ensino de física, analisando artigos em português publicados entre 2018 e 2023. Observou-se que a maioria dos estudos se concentrou no ensino básico, enfatizando o uso de metodologias ativas e a integração de tecnologias. No entanto, há uma baixa incidência de práticas e aparelhos experimentais nos estudos analisados. A revisão revelou uma alta concentração de pesquisas que utilizam coleta de dados e metodologias de ensino, mas com pouca atenção às práticas experimentais. A interdisciplinaridade, um aspecto central do STEAM, foi destacada como uma das principais contribuições, facilitando a interação entre diferentes disciplinas e enriquecendo a experiência educacional dos alunos. Além disso, a integração de tecnologias foi considerada crucial para aprimorar o ensino, alinhando-o ao contexto social dos alunos e motivando-os a desenvolver habilidades tecnológicas e de informação. Esta análise pretende fornecer subsídios para pesquisadores e educadores interessados em melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de física, através da aplicação prática e teórica da abordagem STEAM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wefiton Sousa Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Sthephany de Castro Ruivo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Doutor em Engenharia de Teleinformática e Física – Universidade Federal do Ceará (UFC) – Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Doutor em Engenharia de Processos – Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Cedro. Cedro, Ceará, Brasil.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Rocha, W. S. ., Ruivo, S. de C. ., Romeu, M. C. ., Almeida, A. C. F. de ., & Oliveira, A. N. de . (2025). A ABORDAGEM STEM/STEAM NO ENSINO DE FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 99-116. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1842

Edição

Seção

Artigos Científicos