POTENCIALIZANDO O ENSINO DE CARDIOLOGIA COM LEITURA EM SALA E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1837

Palavras-chave:

educação médica, cardiologia, leitura, tecnologia digital

Resumo

O contexto educacional médico tem passado por transformações significativas, com a crescente adoção de tecnologias digitais no ensino, impulsionada pela pandemia da COVID-19. Diante disso, o estudo tem como objetivo analisar a leitura em sala aliada às tecnologias digitais e à explanação dialogada durante o processo de aprendizagem no módulo de Cardiologia em um curso de Medicina de uma universidade cearense. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, envolvendo 32 estudantes de medicina. O estudo foi conduzido em cinco fases, incluindo uma avaliação diagnóstica, leitura em sala de aula, explanação dialogada, discussão de casos clínicos e avaliação pós-intervenção. Os resultados mostraram que a aula incorporou o uso de tecnologias digitais, incluindo um jogo de perguntas e respostas (quiz), leitura de texto em sala de aula e explanação dialogada. Os alunos se sentiram recompensados pela atividade, que promoveu a interação e o engajamento dos estudantes. O estudo destacou a importância da orientação em relação à leitura, propondo que ela seja abordada como uma habilidade prática e incorporada às discussões iniciais em sala de aula. Além disso, a utilização de tecnologias digitais, incluindo jogos educativos, mostrou-se eficaz para promover a participação ativa dos alunos, resultando em maior satisfação e desempenho acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Santos Oliveira , Unichristus

Mestranda do curso de MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Médica CARDIOLOGISTA do HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES. É preceptora da Residência de Ecocardiografia do HOSPITAL DE MESSEJANA DR. CARLOS ALBERTO STUDART GOMES desde 2015 e é professora do Curso de Medicina da Unichristus.

Karla Angélica Silva do Nascimento , UECE/Unichristus

Professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde e Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Educação a Distância Centro Universitário Christus; Professora do curso de Pedagogia da FECISC/UECE. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará.

Glenda Maria Diógenes Santiago de Lima , Unichristus

Aluna do curso de graduação em Medicina e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Christus (Unichristus).

Camille Mapurunga Tavares, Unichristus

Aluna do curso de graduação em Medicina e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Christus (Unichristus).

Maria Luiza Varela Leal Barros, Unichristus

Aluna do curso de graduação em Medicina e bolsista de Iniciação Científica do Centro Universitário Christus (Unichristus).

Carlos Jose Mota de Lima, UNICHRISTUS

Professor Adjunto do curso de medicina da Universidade Christus (UNICHRISTUS).
Graduação em Medicina. Residência em clínica médica pelo Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara.
Residência em Cardiologia e Ecocardiografia pelo Hospital de Messejana. Mestrado em Educação em Saúde. Preceptor da residência em Cardiologia e Emergência (ESP/CE). Coordenador do laboratório de ecocardiografia do Hospital São Camilo. Coordenador do tema Cardiologia na Universidade Christus. Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia-Ceará.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Santos Oliveira , L. ., Silva do Nascimento , K. A. ., Diógenes Santiago de Lima , G. M. ., Mapurunga Tavares, C. ., Varela Leal Barros, M. L., & Mota de Lima, C. J. . (2024). POTENCIALIZANDO O ENSINO DE CARDIOLOGIA COM LEITURA EM SALA E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 138-151. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1837

Edição

Seção

Artigos Científicos