O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM TEMPO DE PANDEMIA
O LUGAR DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1836Palavras-chave:
Ensino, Ciências da Natureza, ação docente, Tecnologias DigitaisResumo
Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado sobre o Ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais no município de Cáceres/MT. A pesquisa foi realizada em 2021, durante a pandemia da COVID-19, em quatro escolas públicas. O objetivo do artigo é compreender a relação dos professores com as tecnologias digitais em sua prática pedagógica, visando aprimorar a compreensão dos conceitos científicos nas aulas de Ciências da Natureza. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com análise baseada nos pressupostos da interpretação hermenêutica. O contexto estudado refere-se às ações pedagógicas de professores que atuaram do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os resultados indicam mudanças significativas que afetaram o espaço e o tempo da ação docente, destacando os limites e desafios como dificuldade de acesso à internet, na interação enfrentados por professores, estudantes e familiares na articulação dos saberes da docência que permeavam a prática pedagógica durante a pandemia. Essas mudanças influenciaram a construção do conhecimento científico nas aulas de Ciências da Natureza nos anos iniciais. Evidenciou-se também a necessidade de implementação de políticas públicas para a inserção das tecnologias digitais e seus artefatos nas ações pedagógicas dos docentes que atuam com estudantes no início da escolarização.
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