REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DA KHAN ACADEMY NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1775

Palavras-chave:

Khan Academy, ensino de matemática, escolas públicas, tecnologia educacional

Resumo

A integração de tecnologias digitais no ensino público brasileiro ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos, e há poucas sínteses atualizadas sobre como a Khan Academy influencia as práticas de ensino de matemática nesse contexto. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos dessa integração, identificando benefícios, limitações e evidências produzidas pelas pesquisas recentes. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com buscas nas bases Google Acadêmico e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando critérios de inclusão que consideraram artigos revisados por pares, publicados entre 2019 e 2023, escritos em português e focados na utilização da plataforma em escolas públicas. Após a triagem e aplicação dos critérios de elegibilidade, 12 estudos compuseram o corpus analisado. Os resultados evidenciaram benefícios como personalização do ensino, aumento do engajamento dos estudantes e possibilidade de monitoramento contínuo do progresso pelos professores. Entre os desafios predominam a insuficiência de infraestrutura tecnológica, a resistência docente às metodologias digitais e a necessidade de formação continuada. Conclui-se que a Khan Academy apresenta potencial para apoiar o ensino de matemática, desde que acompanhada de condições estruturais adequadas e políticas de capacitação docente que favoreçam sua implementação efetiva.

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Biografia do Autor

Francisco Marcelo Bezerra Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dom Manuel de Medeiros, 1255, Bairro Parquelândia, Fortaleza-CE, Brasil, CEP: 60455-305. E-mail: marcelopaiva66@gmail.com

Murilo Alves Wanderley Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor efetivo da rede estadual de ensino do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Rua B (SDO), Casa 102, Bairro Ancuri, Itaitinga-CE, Brasil, CEP: 61.885-856. E-mail: malwanjr@gmail.com

Juscileide Braga de Castro, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Faculdade de Educação (FACED), vinculada ao Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, Brasil, CEP 60040-531. E-mail: juscileide@virtual.ufc.br

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Titular do Departamento de Matemática e Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE, Brasil, CEP 60040-531. E-mail: fregis@ifce.edu.br

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Paiva, F. M. B. ., Wanderley Junior, M. A. ., Castro, J. B. de ., & Alves, F. R. V. . (2025). REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DA KHAN ACADEMY NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 221-237. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1775

Edição

Seção

Artigos Científicos