REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE A INFLUÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DA KHAN ACADEMY NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1775Palavras-chave:
Khan Academy, ensino de matemática, escolas públicas, tecnologia educacionalResumo
A integração de tecnologias digitais no ensino público brasileiro ainda enfrenta desafios estruturais e pedagógicos, e há poucas sínteses atualizadas sobre como a Khan Academy influencia as práticas de ensino de matemática nesse contexto. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos dessa integração, identificando benefícios, limitações e evidências produzidas pelas pesquisas recentes. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com buscas nas bases Google Acadêmico e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando critérios de inclusão que consideraram artigos revisados por pares, publicados entre 2019 e 2023, escritos em português e focados na utilização da plataforma em escolas públicas. Após a triagem e aplicação dos critérios de elegibilidade, 12 estudos compuseram o corpus analisado. Os resultados evidenciaram benefícios como personalização do ensino, aumento do engajamento dos estudantes e possibilidade de monitoramento contínuo do progresso pelos professores. Entre os desafios predominam a insuficiência de infraestrutura tecnológica, a resistência docente às metodologias digitais e a necessidade de formação continuada. Conclui-se que a Khan Academy apresenta potencial para apoiar o ensino de matemática, desde que acompanhada de condições estruturais adequadas e políticas de capacitação docente que favoreçam sua implementação efetiva.
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