EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO

CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO PROCEDIMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1767

Palavras-chave:

Práticas educativas, Sensibilização ambiental, Sequência didática, Conservação ambiental

Resumo

Por meio desse estudo, buscamos analisar as contribuições de atividades de Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino para a aquisição de conteúdos procedimentais relacionados a questões socioambientais pelos 59 alunos participantes da pesquisa. Para isso, aplicamos um primeiro questionário para a verificação do conhecimento prévio dos educandos. Com base nessas informações, realizamos duas atividades educativas em duas propriedades rurais do município de Ibatiba. Após a aplicação do segundo questionário e com base na análise de conteúdo de Bardin, observamos uma melhora na aprendizagem dos conteúdos procedimentais pelos participantes da pesquisa. A intervenção educativa favoreceu o desenvolvimento de competências procedimentais conscientes diante de questões ambientais, como ações voltadas à preservação da água, à conservação do meio ambiente e à mitigação de problemas ambientais locais. Esses resultados indicam que práticas educativas fora do espaço formal de ensino, quando bem planejadas e contextualizadas, podem potencializar a aprendizagem procedimental dos estudantes, fortalecendo o vínculo entre o conhecimento científico escolar e a realidade vivenciada. Isso reforça a importância de incluir abordagens situadas em territórios reais, estimulando o protagonismo juvenil e o engajamento com questões socioambientais locais.

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Biografia do Autor

Eder Junior Carlos de Carvalho, Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2005). Mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (2023), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2011). Atualmente é professor - E.E.E.F.M. PROF MARIA TRINDADE DE OLIVEIRA. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental.

Anderson Lopes Peçanha, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), mestrado em Produção Vegetal (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007) e doutorado em Produção Vegetal (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010). Pós-doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência nas áreas de Ciências Biológicas e Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, Estágio em Ciências Biológicas e Educação Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação para o Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, Educação Ambiental e Ensino de ciências naturais em espaços não formais.

Juliana Fontan de Oliveira Carvalho, Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Manhuaçu (2000) e graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2006). Atualmente é professora - EEEFM PROFESSORA TRINDADE DE OLIVEIRA. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Carvalho, E. J. C. de, Peçanha, A. L., & Carvalho, J. F. de O. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA O APRENDIZADO PROCEDIMENTAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 77-92. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1767

Edição

Seção

Artigos Científicos