ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A COMPREENSÃO DE OBJETIVOS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1752

Palavras-chave:

concepções epistemológicas, atividade investigativa, educação em ciências

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre as concepções epistemológicas dos estudantes e a compreensão dos objetivos de duas atividades investigativas, realizada em duplas, por meio de simulações computacionais. Participaram desta pesquisa quantitativa 180 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Belo Horizonte. Os resultados sugerem que, no geral, alunos que apresentam crenças epistemológicas mais sofisticadas sobre a Natureza da Ciência tendem a reconhecer melhor os objetivos das atividades e a reconhecer a experimentação como um teste de hipóteses. Já os estudantes com crenças epistemológicas mais ingênuas apresentaram mais dificuldades para expressar corretamente os objetivos das atividades realizadas e tenderam a atribuir à experimentação o objetivo de comprovar hipóteses. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. Praça Dom Helvécio, 74, DCNAT, Campus Dom Bosco, 36301-160, São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil. 

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Gomes, A. D. T. . (2025). ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A COMPREENSÃO DE OBJETIVOS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 155-169. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1752

Edição

Seção

Artigos Científicos