ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E A COMPREENSÃO DE OBJETIVOS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1752Palavras-chave:
concepções epistemológicas, atividade investigativa, educação em ciênciasResumo
Esse trabalho tem como objetivo estabelecer relações entre as concepções epistemológicas dos estudantes e a compreensão dos objetivos de duas atividades investigativas, realizada em duplas, por meio de simulações computacionais. Participaram desta pesquisa quantitativa 180 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Belo Horizonte. Os resultados sugerem que, no geral, alunos que apresentam crenças epistemológicas mais sofisticadas sobre a Natureza da Ciência tendem a reconhecer melhor os objetivos das atividades e a reconhecer a experimentação como um teste de hipóteses. Já os estudantes com crenças epistemológicas mais ingênuas apresentaram mais dificuldades para expressar corretamente os objetivos das atividades realizadas e tenderam a atribuir à experimentação o objetivo de comprovar hipóteses. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.
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