ANÁLISE DOS MAPAS MENTAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1751

Palavras-chave:

Motivação, aprendizagem significativa, mapa mental, inovação

Resumo

A falta de motivação do aluno em aprender é fator relevante para uma aprendizagem significativa. E diante das diversas atividades que podem ser realizadas em sala de aula, é preciso que o professor desenvolva métodos e execute conforme a realidade da escola, com o objetivo de aumentar o interesse do aluno em relação ao conteúdo lecionado. Dentre as atividades que atendem a esse objetivo podemos citar o mapa mental. Diante disso, este estudo é motivado pela seguinte questão norteadora: de que forma os mapas mentais contribuem no ensino de química geral II? Para responder ao problema dessa pesquisa, optou-se por uma pesquisa de caráter bibliográfica destacando as publicações já realizados do período de 2013 a 2023, apresentando relação com a temática em torno do ensino de química com objetivos de discutir sobre as contribuições do uso de mapas no ensino de química geral II, e elaborar mapas relacionado à disciplina. A fonte utilizada para encontrar materiais de pesquisa foi a base de dados do Google Acadêmico e outras bases de dados mais amplas. Logo, esse estudo permitiu evidenciar as principais contribuições que o mapa mental oferece ao aluno, tornando o ensino cada vez mais flexível e possibilitando a inovação nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clebiana Peixoto, IFCE

Possui graduação (2003), mestrado (2006) em Engenharia Química na área de processos químicos e bioquímicos, Doutorado (2011) em Engenharia Civil na área de Saneamento Ambiental e especialização em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2021) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Efetiva do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará). Tem experiência na área de Engenharia: Produtos e Processos atuando biocombustíveis, Tratamento de Resíduos Sólidos, Controle de Larvicidas, Antioxidantes para Combustíveis, bem como no ensino de Química e Meio Ambiente na modalidade EaD.

Lúcia Lima, IFCE

Estudante de licenciatura em química.

Gabriel Silva, IFCE

Graduando em Licenciatura em Química.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Peixoto, C., Lima, L., & Silva, G. (2024). ANÁLISE DOS MAPAS MENTAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL II. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 96-107. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1751

Edição

Seção

Artigos Científicos