ANÁLISE ATITUDINAL DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE QUÍMICA SOBRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1745

Palavras-chave:

CTS, PIEARCTS, COCTS, Índices Altitudinais

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso, tendo como base temática principal o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A partir da perspectiva de que uma Educação Científica e Tecnológica pode contribuir para uma sociedade mais participativa e democrática, surgiu o seguinte questionamento: como os estudantes pré-universitários e graduandos em Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE) compreendem temas relacionados ao enfoque CTSA? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, realizada com 44 estudantes do cursinho pré-universitário UECEVest e 16 graduandos do curso de Licenciatura em Química da UECE. O instrumento utilizado foi o Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), e os dados foram analisados por meio do Índice Atitudinal (Ia), que varia de -1 a +1, permitindo avaliar o posicionamento crítico dos participantes. Ambos os grupos apresentaram Índices Atitudinais melhores na questão 40161, relacionada à consciência socioambiental. A análise permitiu perceber que os estudantes graduandos apresentaram maior alinhamento com a perspectiva CTSA, enquanto os pré-universitários demonstraram maior variabilidade nas respostas. A conclusão aponta a importância de fortalecer a inserção do enfoque CTSA na formação científica dos estudantes, contribuindo para uma educação mais crítica, participativa e socialmente engajada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Brasil

Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e do Curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFCE. Docente efetiva do Instituto Federal Ceará (IFCE), atualmente lotada no Campus Paracuru. Áreas de interesse: Aprendizagem Significativa no Ensino de Química: Superação de Obstáculos Epistemológicos; Experimentação Química; Ensino de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA). Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE).

Micheline Soares Costa Oliveira, Universidade Estadual do Ceará, CE, Brasil

Professora Associada N da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pós-Doc em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2016-2017). Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (2010). Ministra as disciplinas de Bioquímica, Biotecnologia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Estágio supervisionado e História da Química. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Bioquímica e Química de Produtos Naturais, ensino-aprendizagem, ciência, tecnologia e educação (CTS), composição de ácidos graxos de plantas. Coordena o Projeto de Extensão Universitária CTS: Construindo aprendizagens significativas e os desafios do século XXI. Vice-Coordendora do Curso de Química do CCT. Coordenadora do Curso dos cursos de Especialização em Ensino de Química e Bioquímica aplicada a Tecnologia. Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Química - CCT e Docente Orientadora do Subprojeto de Química do Programa de Residência Pedagógica - CAPES.

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Rodrigues, L. de A., Vasconcelos, A. K. P. ., & Oliveira, M. S. C. . (2025). ANÁLISE ATITUDINAL DE ESTUDANTES PRÉ-UNIVERSITÁRIOS E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE QUÍMICA SOBRE A CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 193-208. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1745

Edição

Seção

Artigos Científicos