APLICABILIDADE DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1687Palavras-chave:
cultura maker, ensino, aprendizagemResumo
A educação associada ao movimento maker é diferenciada em relação às aulas tradicionais, porque o aluno adquire ferramentas para compreender e aprimorar os conhecimentos recebidos nas aulas expositivas. O presente estudo teve como objetivo apresentar uma visão panorâmica dos estudos de que tratam da aplicabilidade da cultura maker e as suas contribuições no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual o método escolhido para análise do estado da arte foi a Revisão Sistemática de Literatura. Para a busca da bibliografia foram utilizados trabalhos publicados no período de 2012 a 2021, no idioma inglês, a partir de dois repositórios digitais – ACM Digital Library e Science Direct. Os descritores foram aplicados em conjunto ao operador booleano “AND”, visando agrupar artigos que abordassem sobre cultura maker, ensino e aprendizagem. A busca e seleção dos artigos nas bases, bem como a extração dos dados e avaliação ocorreu por meio de dois revisores, de forma independente. Foram encontradas 39.287 publicações inicialmente. Após aplicação dos critérios do estudo, somente 27 estudos foram elegíveis para esta pesquisa, sendo que, destes, apenas 10 atenderam a todos os critérios de inclusão e foram incluídos na amostra final. Os principais benefícios observados com o uso da cultura maker foram a aprendizagem significativa, o pensamento crítico, desenvolvimento de habilidades de construção, compartilhamento de conhecimento e colaboração entre os alunos. Verifica-se que o tema sobre cultura maker tem se expandido e contribuído significativamente na aquisição do processo de ensino e aprendizagem., mas ainda se faz necessário estudos que propiciem inclusão de mais ferramentas e instrumentos que comprovem essa eficácia na evolução do processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2025 Ruth de Sousa Gondim Serafim, Francisco Glauberto da Silva Abreu, Raquel de Sousa Gondim, Edgar Marçal, Francisco Herbert Lima Vasconcelos

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.