O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1676

Palavras-chave:

ensino de ciências, ensino fundamental I, prática docente

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as práticas de três professoras de uma escola municipal do interior de Minas Gerais em relação ao ensino de Ciências para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I, investigando em que medida sua formação acadêmica deu suporte para as aulas e como eram desenvolvidas essas aulas. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada com três professoras dessa instituição de ensino. Os principais resultados foram que as professoras entrevistadas tiveram pouco embasamento em sua formação acadêmica para auxiliá-las a como realizar aulas práticas, já que a graduação da maioria delas aconteceu na modalidade à distância. Foi possível, também, analisar e inferir que a constituição de uma prática docente ao longo da carreira se estabelece como um ponto importante para ensinar os conteúdos científicos. Sendo assim, quando as docentes afirmam que a formação inicial não interfere em suas aulas, podemos dizer que o fazer cotidiano e o estudo dos materiais é o que direciona as propostas metodológicas. O que em certa medida pode nos levar a questionar sobre quais caminhos seguidos pelas docentes para alcançar uma alfabetização científica ou até mesmo apresentar conceitos que possam contribuir para a superação do negacionismo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketully Cristina Neves, Unifagoc

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Pós-graduanda em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas. Atualmente é Auxiliar de Escritório em Geral, Orientadora Educacional no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) e professora no Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Ubá - MG . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Ludmilla, Centro Universitário Governador Ozanam Coelho - Unifagoc

Mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Participou do grupo de estudos: "Cotidianos em Devir" realizado no Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa e do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade" (GESED), da Faculdade de Educação da UFJF. Coordenou o Grupo de Estudos Feministas (Gef), realizado no Unifagoc. Atualmente, é professora na Universidade do Estado de Minas Gerais, ministrando as seguintes disciplinas: Gênero, sexualidade e educação; Filosofia e Educação. Leciona também no Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc) na cidade de Ubá/MG. Já ministrou várias disciplinas, como: Didática e formação de professores; Avaliação dos processos de aprendizagem; Ética, cidadania, diversidade e educação; Filosofia da Educação; Cultura Afro-brasileira e indígena; Meio ambiente e educação; Fundamentos e práticas no Ensino da Arte; Educação Especial e Processos Inclusivos; Tópicos especiais em educação; Sociologia da Educação, Psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos, Criança e Ludicidade, Alfabetização e letramento, Psicologia da Educação. É professora na Educação Básica na Prefeitura Municipal de Ubá. Seus interesses atuais de estudo são: relações de gênero e sexualidades; artefatos culturais e pedagogias culturais, estudos pós-críticos em Educação, cotidiano escolar e produção de subjetividade.

Bruno, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação (CCE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação: Processos Socioeducativos e Práticas Escolares (PPEDU- UFSJ), na linha de pesquisa Discursos e Produção de Saberes nas Práticas Educativas. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSJ (Universidade Federal de São João del Rei). Desenvolvi minha pesquisa no âmbito da formação de professores de Ciências e Biologia, tendo como objeto de pesquisa a Prática como Componente Curricular (PCC). Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/ CAPES, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC/UFSJ e também Programa Institucional de Iniciação Científica- PIIC/UFSJ. Integrei o Grupo de Pesquisa em Formação Docente e Processos de Ensino e Aprendizagem- PPEDU/UFSJ/CNPq e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Biologia- GEHBIO/UFSJ. Membro do conselho deliberativo da Regional 4 (MG/GO/TO/DF) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia- SBEnBio (gestão 2023-2025)- e também filiado da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências -ABRAPEC. Integrante do grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC - PPGEd/UFF/CNPq). Atuei como Professor de Educação Básica na rede Estadual de Minas Gerais, nas disciplinas de Ciências e Biologia. Tenho interesse pelos campos de pesquisa de formação de professores de Ciências e Biologia e Currículo.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Neves, K. C., Carneiro Araujo, L., & Venancio, B. (2024). O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MINAS GERAIS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 70-84. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1676

Edição

Seção

Artigos Científicos