CONCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES AMAZÔNICOS SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1669Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Lei n. 10.639/2003, Escola Básica, Racismo no espaço escolarResumo
O trabalho objetiva analisar as concepções do professor de Ciências e dos(as) alunos(as) do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública paraense sobre a temática das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa é qualitativa (Guerra, 2014) e se apoia na literatura especializada (Verrangia, 2009; Coelho et al., 2021; Oliveira Júnior, 2022). Para a obtenção dos dados, foi realizada uma entrevista com o professor de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública e uma roda de conversa com os alunos(as) do 7º e 8º ano (Pinheiro, 2020). Como dados, percebeu-se que o docente de ciências não possuía conhecimentos sobre a temática das Relações Étnico-Raciais e, tampouco, sobre os desdobramentos da Lei n. 10.639/2003 e 11.645/2008. No que tange aos relatos dos alunos, muitos já presenciaram ou já sofreram ataques racistas em sala de aula, seja por parte da equipe pedagógica ou pelos demais alunos em sala. Entende-se que um redimensionamento da formação inicial e continuada de professores(as) e, consequentemente, nas ações pedagógicas em sala de aula assume papéis centrais na implementação da temática da História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Jusleny Oliveira Silva

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.