AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO HÍBRIDA DE UM MOOC DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM DISCIPLINAS INICIAIS DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1613Palavras-chave:
Pensamento Computacional, MOOC, Desafio Bebras, Avaliação de Desempenho, Impacto na AprendizagemResumo
As disciplinas introdutórias de programação em cursos técnicos caracterizam-se pela dificuldade quanto à aquisição, por parte dos alunos, de habilidades algorítmicas e de resolução de problemas. O desenvolvimento do Pensamento Computacional, anterior ao conteúdo de programação, pode contribuir para melhorar os níveis de entendimento, motivação e consequentemente o rendimento destes discentes. Em função desta prerrogativa, o presente estudo apresenta a aplicação, de forma híbrida, de um curso de tipo MOOC de Pensamento Computacional como recurso educacional em uma disciplina presencial de programação em um curso técnico em Informática. Para a avaliação, foi concebido um instrumento baseado nas questões do Desafio Bebras, utilizado como pré e pós-teste, com a intenção de verificar o desempenho e identificar o ganho de aprendizagem obtido pelos alunos. Os resultados obtidos demonstram que, ao se comparar as notas do pré e pós-teste, houve um impacto estatisticamente positivo no desempenho, calculado por meio do teste de Wilcoxon, assim como no ganho de aprendizagem destes estudantes, utilizando-se a métrica do ganho médio normalizado de Hake. Dessa forma, conclui-se que o ensino de Pensamento Computacional por meio da aplicação híbrida de MOOCs pode, de fato, beneficiar os alunos nas referidas disciplinas.
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