USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1602

Palavras-chave:

Simuladores, Ensino de química, Mapas conceituais

Resumo

Na educação,recursos tecnológicos comoos objetos virtuais de aprendizagem (OVAs) podem auxiliar na melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho objetivou usar os OVAsPowerPoint e um simulador da plataforma PhetInteractiveSimulations no auxílio do ensino de conceitos de cinética química, para evidenciar modelos análogos aos científicos, estimulando a capacidade de abstração dos alunos ao nível submicroscópico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se aplicou uma sequência didática (SD) com estudantes do segundo ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados mediante um questionário e na elaboração de dois mapas conceituais. As respostas do questionário foram analisadas pela análise de conteúdo de Laurence Bardin, e os mapas conceituais por meio do referencial teórico do trabalho, a teoria de mapas conceituais para aprendizagem significativa de Joseph D. Novak. Os resultados evidenciaram que os estudantes compreenderam que a cinética estuda a velocidade das reações químicas, e que quanto maior a superfície de contato de reagentes sólidos, mais rápida é a velocidade de uma reação. Por fim, mostraram entender que mudanças na temperatura podem influenciar na cinética das reações. Com isso, pode-se concluir que o uso dos OVAs auxiliou para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Bernardi Barboza, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT - UNESP)

Licenciada em Química e Mestra em Ensino e Processos Formativos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT – UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Gustavo Bizarria Gibin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de Presidente Prudente

É licenciado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006), mestre em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFSCar (2009), doutor em Ciências também pelo Programa de Pós-Graduação em Química-UFSCar (2013) e livre-docente em Educação Química pela UNESP (2023). Tem experiência na área de Educação Química e atua principalmente nos seguintes temas: experimentação e abordagem experimental investigativa; análise e produção de materiais didáticos, livros didáticos, imagens e investigações sobre modelos mentais. Atualmente é professor associado da UNESP Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus Presidente Prudente (http://www.fct.unesp.br/). Atuou no Subprojeto PIBID Química como colaborador (edital 2014-2018) e como coordenador (edital 2018-2020). Também é coordenador do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Química (edital 2018-2022; edital 2022-2024). É docente credenciado permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (http://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/ensino-e-processos-formativos/apresentacao/).

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Bernardi Barboza, T., & Gibin, G. B. . (2025). USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CONCEITOS DE CINÉTICA QUÍMICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(3), 225-242. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i3.1602

Edição

Seção

Artigos Científicos