PARA A COVID, NÃO ME CONVIDE
AÇÕES EDUCATIVAS NO COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1593Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino de Ciências, Alfabetização Científica, Notícias falsas, Educação em saúde, COVID-19Resumo
As notícias falsas representam um risco à vida das pessoas, às instituições e à democracia. Neste relato de experiência buscamos descrever ações educativas para combater a propagação de notícias falsas sobre a COVID-19; por meio da verificação da confiabilidade das fontes de informações encontradas na internet, e incentivo do compartilhamento de informações confiáveis com a comunidade. As ações foram desenvolvidas em uma escola pública da rede estadual do Maranhão, por meio de uma disciplina eletiva com 40 estudantes matriculados, e de seminários online com a participação de 100 pessoas, incluindo a comunidade. As discussões e as atividades realizadas na disciplina e nos seminários fomentaram o contato com informações confiáveis, contribuíram para a divulgação de campanhas para a adoção do distanciamento físico, uso de máscaras e adesão à vacinação. Como implicações para o ensino, indicamos a necessidade de ações educativas permeadas por uma concepção de alfabetização científica como perspectiva formativa para a transformação social.
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