A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EMBRIOLOGIA HUMANA EM AÇÕES INTERDISCIPLINARES
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO MAC - MORFOLOGIA, ARTE E COTIDIANO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1592Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Embriologia e Ciência e ArteResumo
A embriologia corresponde aos estudos morfológicos e celulares relacionados com o surgimento de uma nova vida. Por discutir fenômenos complexos, são observadas dificuldades de aprendizagem e desinteresse por parte da comunidade escolar sobre o assunto. A fim de desmistificar esse conteúdo e de propor novas estratégias de ensino, o projeto Morfologia, Arte e Cotidiano (MAC) tem por objetivo discutir de forma científica, lúdica e dinâmica conceitos relacionados com anatomia, histologia e embriologia. Neste relato de caso serão apresentadas as atividades desenvolvidas no que tange os conteúdos de embriologia que foram apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023 em dois municípios do estado do Rio de Janeiro. Para tal foram construídos modelos em biscuit, uso de lâminas, fotomicrografias histológicas e banners. Apesar da boa recepção a estes instrumentos, foi notada a necessidade do desenvolvimento de materiais mais interativos, favorecendo a autonomia e confiança do público na compreensão do tema. Espera-se que esse relato possa despertar o interesse da comunidade acadêmica para a construção de novas metodologias para os debates sobre morfologia, assim como a necessidade de mais eventos de divulgação científica para comunidades de regiões mais interiorizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2026 Luana de Almeida-Pereira, Kassya Lima Brum, Lara Cardoso da Silva, Romulo Ramon do Nascimento Mariano, Vinícius dos Santos Moraes

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.