A CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1579Palavras-chave:
fabricação digital, cultura maker, ensino de ciênciasResumo
A aprendizagem ativa, em que os estudantes assumem papel protagonista, tem sido cada vez mais adotada na educação básica. Nesse contexto, a fabricação digital dentro da cultura maker surge como uma nova ferramenta pedagógica, permitindo desde modelagem computacional até a criação de produtos educacionais. Este estudo objetivou investigar o impacto da cultura maker e da fabricação digital no engajamento e na aprendizagem de futuros professores de Biologia, por meio de uma formação com alunos do terceiro semestre da UFC. A atividade incluiu a apresentação da cultura maker, modelagem 2D/3D e a proposta de projetos aplicáveis em um FabLab. Observou-se grande interesse dos participantes, demonstrado no uso dos materiais produzidos, nas respostas a questionários e na elaboração de propostas futuras. Os resultados indicam receptividade positiva e uma compreensão clara do potencial dessas tecnologias na educação, sugerindo que a fabricação digital pode fortalecer metodologias ativas, estimular a criatividade e facilitar a aprendizagem prática. Conclui-se que a integração de FabLabs e abordagens maker na formação docente pode contribuir significativamente para a inovação no ensino de ciências.
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Copyright (c) 2026 Luiz Paulo Fernandes Lima, Francisco Levi Pereira Braga, José Ricardo Barros de Lima, Daniel Brandão Menezes , Francisco Herbert Lima Vasconcelos

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