A CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1579

Palavras-chave:

fabricação digital, cultura maker, ensino de ciências

Resumo

A aprendizagem ativa, em que os estudantes assumem papel protagonista, tem sido cada vez mais adotada na educação básica. Nesse contexto, a fabricação digital dentro da cultura maker surge como uma nova ferramenta pedagógica, permitindo desde modelagem computacional até a criação de produtos educacionais. Este estudo objetivou investigar o impacto da cultura maker e da fabricação digital no engajamento e na aprendizagem de futuros professores de Biologia, por meio de uma formação com alunos do terceiro semestre da UFC. A atividade incluiu a apresentação da cultura maker, modelagem 2D/3D e a proposta de projetos aplicáveis em um FabLab. Observou-se grande interesse dos participantes, demonstrado no uso dos materiais produzidos, nas respostas a questionários e na elaboração de propostas futuras. Os resultados indicam receptividade positiva e uma compreensão clara do potencial dessas tecnologias na educação, sugerindo que a fabricação digital pode fortalecer metodologias ativas, estimular a criatividade e facilitar a aprendizagem prática. Conclui-se que a integração de FabLabs e abordagens maker na formação docente pode contribuir significativamente para a inovação no ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Luiz Paulo Fernandes Lima, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutorando em Ensino pela Universidade Federal do Ceará (Polo RENEON - UFC). Professor Efetivo do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Aracati, Ceará, Brasil.

Francisco Levi Pereira Braga, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui especialização em Ensino de Física e Matemática pela Universidade das Américas (UNIAMERICAS), mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal e Rural do Semi-Árido (UFERSA-RN) e é doutorando em Ensino de Ciências e Matemática em REDE na Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Ricardo Barros de Lima, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Licenciado em Física e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática em REDE pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniel Brandão Menezes , Universidade Estadual do Ceará, Brasil

Pós-Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará, Brasil

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Lima, L. P. F. ., Braga, F. L. P. ., Lima, J. R. B. de ., Menezes , D. B. ., & Vasconcelos, F. H. L. . (2025). A CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA LICENCIATURA EM BIOLOGIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 16(1), 239-252. https://doi.org/10.31512/encitec.v16i1.1579

Edição

Seção

Relato de Experiência