USO DE SITE EM CURSOS ONLINE PARA MENSURAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1577

Palavras-chave:

Produto educacional, Formação continuada, Docente

Resumo

Este artigo constitui-se de um recorte da pesquisa de Dissertação de Mestrado, a qual tem como objetivo de refletir a usabilidade de um Produto Educacional (PE), bem como sua finalidade pedagógica. O trabalho tem por natureza uma abordagem qualitativa, porque o pesquisador propôs uma análise de um PE criado para avaliar cursos online para docentes. O PE avaliou um curso de formação online com 654 professores, a partir dos aspectos da ‘aprendizagem’, da ‘metodologia’, dos ‘materiais’, da ‘estrutura’, dos ‘recursos humanos’, da interação, dos ‘recursos tecnológicos’ e das avaliações. As reflexões feitas através do artigo apontam que um PE não tem somente o intuito de cumprir uma obrigatoriedade de programas de Pós-graduação, mas o sentido de ressignificar a prática pedagógica e contribuir na busca por cursos de qualidade para formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente, é professora efetiva de História da Rede Pública Estadual do Ceará e atua na Coordenaria da Escola de Tempo Integral(SEDUC-COETI).

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Antônio Beethoven Carneiro Gondim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, é professor efetivo de História da Arte no Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Thomaz Edson Veloso da Silva, Educometrika

Obteve graduação em Licenciatura em Física (2010), mestrado em Engenharia de Teleinformática (2013), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e duplo doutorado (2017) em Engenharia de Teleinformática e Science pela UFC e pela University of Copenhagen, respectivamente. Tem experiência nas áreas de avaliação educacional, formação de professores, mineração de dados, reconhecimento de padrões, estatística multivariada e álgebra linear e multilinear aplicados à problemas em Educometria e Engenharias. Em 2017 atuou como Coordenador de Análise de Dados, Pesquisa e Avaliação Educacional da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) em Sobral-CE. Teve como objeto de estudo da sua tese a utilização da Educometria para reconhecimento de padrões em contextos educacionais. Foi Consultor Individual de políticas públicas educacionais do Banco Mundial na cidade do Recife-PE (2018-2019) e em Salvador (2022-2023) e também consultor para implementação do novo ensino médio da Organização dos Estados ibero-americanos (Oei) junto ao Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed (2020), fez parte da equipe do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) (2018-2022) e do Centro de Educação do INSPER-SP (2019-2020). Tem interesse e atua, principalmente, nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, formação de professores, currículo escolar, avaliação educacional, mineração de dados educacionais, , educometria, estatística multivariada e álgebra linear e multilinear e suas aplicações.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da UFC no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Mestrado em Ciência da Informática e do Mestrado em Tecnologia Educacional, desenvolvo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tenho diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Atualmente sou Secretário de Educação do município de Sobral, Ceará.

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Prado Pinto, A. C., Gondim, R. de S., Gondim, A. B. C., Silva, T. E. V. da ., & Vasconcelos, F. H. L. (2024). USO DE SITE EM CURSOS ONLINE PARA MENSURAR A QUALIDADE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(2), 62-81. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i2.1577

Edição

Seção

Artigos Científicos