METODOLOGIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1292Palavras-chave:
Educação Científica, Revisão Sistemática da Literatura, Análise metodológicaResumo
As reflexões acerca dos impactos provocados pelos avanços científicos e tecnológicos cresceram, originando o movimento CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, o que direcionou também o ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos sobre o papel social da ciência. Dada a importância da Educação CTSA, esta pesquisa busca analisar como as teses e dissertações sobre educação CTSA, disponíveis no CTD (Catálogo de Teses e Dissertações) da CAPES, organizam suas metodologias de pesquisas. Adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a revisão sistemática da literatura e a análise de conteúdo. Sem restrições de datas, selecionamos todos os trabalhos disponibilizados pela plataforma, até o mês de setembro de 2022. Após seleção criteriosa, exclusão da repetição existente e das produções não encontradas, a pesquisa foi composto por 25 Dissertações e 4 Teses. Os resultados mostram que as principais bases metodológicas das pesquisas sobre Educação CTSA da pós-graduação brasileira são formadas por Pesquisas Descritivas Explicativas e em escala menor por Pesquisas de Natureza Interventiva, sendo quase todas qualitativas e somente uma pequena parcela qualiquantitativa e nenhuma puramente quantitativa. Pesquisas como esta permite uma análise sobre outros estudos, compreendendo e refletindo como a Educação CTSA está sendo desenvolvida no país.
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