METODOLOGIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1292

Palavras-chave:

Educação Científica, Revisão Sistemática da Literatura, Análise metodológica

Resumo

As reflexões acerca dos impactos provocados pelos avanços científicos e tecnológicos cresceram, originando o movimento CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, o que direcionou também o ensino de ciências para a formação de cidadãos críticos sobre o papel social da ciência. Dada a importância da Educação CTSA, esta pesquisa busca analisar como as teses e dissertações sobre educação CTSA, disponíveis no CTD (Catálogo de Teses e Dissertações) da CAPES, organizam suas metodologias de pesquisas. Adotamos a pesquisa qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a revisão sistemática da literatura e a análise de conteúdo. Sem restrições de datas, selecionamos todos os trabalhos disponibilizados pela plataforma, até o mês de setembro de 2022. Após seleção criteriosa, exclusão da repetição existente e das produções não encontradas, a pesquisa foi composto por 25 Dissertações e 4 Teses. Os resultados mostram que as principais bases metodológicas das pesquisas sobre Educação CTSA da pós-graduação brasileira são formadas por Pesquisas Descritivas Explicativas e em escala menor por Pesquisas de Natureza Interventiva, sendo quase todas qualitativas e somente uma pequena parcela qualiquantitativa e nenhuma puramente quantitativa. Pesquisas como esta permite uma análise sobre outros estudos, compreendendo e refletindo como a Educação CTSA está sendo desenvolvida no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laissa Santana da Silva, UEBA

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Grégory Alves Dionor, UEBA

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Pesquisador na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Teixeira de Freitas, Bahia, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Santana da Silva, L., & Alves Dionor, G. (2024). METODOLOGIAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(3), 152-180. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i3.1292

Edição

Seção

Artigos Científicos