CICLO PODS COMBINADO COM SALA DE AULA INVERTIDA
UM EXEMPLO PARA APRENDIZAGEM DE FENÔMENOS MAGNÉTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v15i2.1178Palavras-chave:
Aprendizagem de Física. Ciclo PODS. Sala de aula invertida. Atividades experimentais.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa envolvendo o uso de metodologia ativa e laboratório (real e virtual) para o aprimoramento da atividade de aprendizagem em Física. O trabalho descreve um estudo de caso quali-quantitativo envolvendo a estratégia de sala de aula invertida combinada com atividades em laboratório (real e virtual). A estratégia pedagógica emprega o Ciclo PODS (Predição, Observação, Discussão e Síntese) com o modelo de sala de aula invertida. Três grupos foram expostos à uma mesma atividade com sala de aula invertida. Um destes fez a atividade por simulação, o segundo realizou o experimento real e o terceiro grupo realizou o mesmo experimento através de uma aula tradicional do tipo elaboração conjunta. Foi aplicado um pré-teste elaborado para identificar os conhecimentos a serem trabalhados entre os três grupos. Após os experimentos e a aplicação do pós-teste foi possível identificar que a abordagem com experimentos simulado ou real combinada com o Ciclo PODS oferecem uma vantagem significativa em relação a aula tradicional do tipo elaboração conjunta. Também foi possível identificar que não existem diferenças significativas entre os alunos que fizeram o experimento real comparado com aqueles que fizeram o experimento por simulação.
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