RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CARÁTER AUXILIAR E PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1036

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Práticas pedagógicas, Recursos digitais

Resumo

: A sociedade altamente tecnológica na qual vivemos colocou-nos à disposição de diversas formas de acesso à informação e comunicação. Esse contexto atingiu todos os setores sociais, inclusive a educação, que precisou se “reinventar” para atender às necessidades de uma nova sociedade. No entanto, é evidente que inserir o computador na sala de aula não é suficiente para garantir criatividade, autonomia e aprendizagem do aluno. A maneira como o corpo docente utiliza-se desses recursos é mais importante nesse processo. Para tanto, é preciso que o professor reflita, discuta e analise os recursos digitais utilizados, buscando por espaços capazes de atender à demanda do seu público. A partir da problemática em questão, elaboramos um estudo teórico a fim de compreender e traçar caminhos para diferenciar o uso pedagógico e auxiliar nos recursos digitais. Em seguida, propomos a utilização pedagógica dos recursos digitais como meio de superação de desafios associados à aprendizagem de conhecimentos científicos, tais como: 1) compreensão de escala; 2) compreensão de tempo relacionada aos fenômenos naturais; 3) compreensão de dinâmicas que envolvem a interação de múltiplos elementos; 4) ações de checagem de informações e combate à Fake Science. Esses desafios são abordados de modo articulado à literatura de Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Cristina Tomazini Neto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, PR, Brasil

Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora na Secretaria de Educação de Santa Izabel do Oeste, Paraná, Brasil. Endereço: Rua Tiradentes, 664, Santa Paulina, 85640-000, Ampére, Paraná.

Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza, Paraná, Brasil

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realeza, Paraná, Brasil. Endereço: Rua José de Alencar, 2701, João Paulo II, Realeza, Paraná, Brasil.

Fernanda Aparecida Meglhioratti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP). Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil. Endereço: Rua Universitário, 1619, Universitário, 85819-110, Cascavel, Paraná, Brasil.

Publicado

2025-01-30

Como Citar

Tomazini Neto, B. C., Lima, B. G. T. de ., & Meglhioratti, F. A. (2025). RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O CARÁTER AUXILIAR E PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 15(1), 121-139. https://doi.org/10.31512/encitec.v15i1.1036

Edição

Seção

Artigos Científicos