LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.980Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ensino de física, Levantamento bibliográfico, Análise de conteúdoResumo
Apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam a interdisciplinaridade e o ensino de física. A pesquisa foi motivada pela crescente inserção da interdisciplinaridade nos documentos oficiais que regem a Educação Básica de nosso país. Para tanto, foram analisados dezesseis artigos de periódicos da plataforma SciELO, sob a abordagem qualitativa da análise de conteúdo, focalizando especialmente os resumos. Em média, até 2019, observou-se ao menos uma ocorrência anual de publicação da temática. Já no intervalo 2019-2021, houve um incremento significativo, com média superior a duas publicações por ano. A Educação Superior destacou-se enquanto lugar privilegiado das pesquisas relatadas. A maioria das produções não explicitou a metodologia utilizada. Foi possível concluir que os professores são considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento da interdisciplinaridade, enquanto os alunos figuram como expectadores, sem contribuir nem participar efetivamente do processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Sandra Aparecida Moraes, Sandro Rogério Vargas Ustra
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.