LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.980

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de física, Levantamento bibliográfico, Análise de conteúdo

Resumo

Apresentamos os resultados de uma revisão bibliográfica de artigos que abordam a interdisciplinaridade e o ensino de física. A pesquisa foi motivada pela crescente inserção da interdisciplinaridade nos documentos oficiais que regem a Educação Básica de nosso país. Para tanto, foram analisados dezesseis artigos de periódicos da plataforma SciELO, sob a abordagem qualitativa da análise de conteúdo, focalizando especialmente os resumos. Em média, até 2019, observou-se ao menos uma ocorrência anual de publicação da temática. Já no intervalo 2019-2021, houve um incremento significativo, com média superior a duas publicações por ano. A Educação Superior destacou-se enquanto lugar privilegiado das pesquisas relatadas. A maioria das produções não explicitou a metodologia utilizada. Foi possível concluir que os professores são considerados os principais responsáveis pelo desenvolvimento da interdisciplinaridade, enquanto os alunos figuram como expectadores, sem contribuir nem participar efetivamente do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Aparecida Moraes, UFU

Mestra no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Sandro Rogério Vargas Ustra, UFU

- Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Aparecida Moraes, S., & Rogério Vargas Ustra, S. (2024). LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 40-52. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.980

Edição

Seção

Artigos Científicos