O ENFOQUE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CTS E O ENSINO DE CIÊNCIAS PELAS LENTES DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.967Palavras-chave:
Formação de Professores, Natureza da Tecnologia, Educação CTSResumo
Este artigo apresenta um estado do conhecimento cujo intuito é contribuir com as discussões acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), notadamente, a Tecnologia no campo da Educação CTS e o ensino de Ciências. Nessa perspectiva, realizamos um levantamento no recorte temporal de 2010 a 2020 em bases de dados e periódicos da área de ensino. Na compilação dos dados, selecionamos 39 artigos a partir dos critérios de inclusão. Para análise do corpus, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (1977). As categorias a priori criadas foram: 1) Ênfase da Tecnologia na Educação CTS e/ou Ensino de Ciências; 2) Nível de Ensino; e 3) Abordagem CTS. Ao que se refere ao contexto da educação brasileira, pondera-se que essa temática vem surgindo lentamente com uma tendência de crescente nos últimos anos. Em suma, os resultados sinalizam que o elemento “Tecnologia” na Educação CTS no ensino de Ciências ainda vem sendo tratado de maneira secundária e silenciada nos últimos anos, configurando-se como uma possibilidade de tendência e um universo de pesquisa a ser investigado nesse campo, pois há uma escassez de publicações que dê maior ênfase à tecnologia no contexto da educação brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Dioginys Cesar Felix de Lima, Josivânia Marisa Dantas, Albino Oliveira Nunes

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.