O ENFOQUE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CTS E O ENSINO DE CIÊNCIAS PELAS LENTES DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.967

Palavras-chave:

Formação de Professores, Natureza da Tecnologia, Educação CTS

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento cujo intuito é contribuir com as discussões acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), notadamente, a Tecnologia no campo da Educação CTS e o ensino de Ciências. Nessa perspectiva, realizamos um levantamento no recorte temporal de 2010 a 2020 em bases de dados e periódicos da área de ensino. Na compilação dos dados, selecionamos 39 artigos a partir dos critérios de inclusão. Para análise do corpus, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (1977). As categorias a priori criadas foram: 1) Ênfase da Tecnologia na Educação CTS e/ou Ensino de Ciências; 2) Nível de Ensino; e 3) Abordagem CTS. Ao que se refere ao contexto da educação brasileira, pondera-se que essa temática vem surgindo lentamente com uma tendência de crescente nos últimos anos. Em suma, os resultados sinalizam que o elemento “Tecnologia” na Educação CTS no ensino de Ciências ainda vem sendo tratado de maneira secundária e silenciada nos últimos anos, configurando-se como uma possibilidade de tendência e um universo de pesquisa a ser investigado nesse campo, pois há uma escassez de publicações que dê maior ênfase à tecnologia no contexto da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dioginys Cesar Felix de Lima, UFRN

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFRN, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Josivânia Marisa Dantas, UFRN

Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora vinculada ao departamento de práticas educacionais e currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Líder do Grupo de Estudos em Ensino de Ciências e Tecnologia em Contextos Sociais (GECTS) da UFRN.

Albino Oliveira Nunes, UFRN

Pós-Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Mossoró-RN.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Felix de Lima, D. C. ., Dantas, J. M. ., & Oliveira Nunes, A. . (2023). O ENFOQUE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CTS E O ENSINO DE CIÊNCIAS PELAS LENTES DA LITERATURA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 23-38. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.967

Edição

Seção

Artigos Científicos