PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.887Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Tecnologias DigitaisResumo
As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.
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Copyright (c) 2023 João Ladislau Barbará Lopes, Sônia Regina Fonseca Pereira
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