PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.887

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Tecnologias Digitais

Resumo

As transformações sociais, educacionais e midiáticas que permeiam a atualidade exigem a competência de se fazer uso das tecnologias digitais, tanto no processo formativo do docente, como em sua prática didático-pedagógica. Com o uso das tecnologias digitais, perpassada pela adequação às proposições da Base Nacional Comum Curricular, faz-se necessário qualificar o processo de ensino e de aprendizagem, através da formação continuada do docente para atuar em sala de aula e utilizar metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, no contexto do Ensino Híbrido. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de formação continuada dos docentes, sujeitos desta pesquisa, para o uso do modelo de Ensino Híbrido Sala de Aula Invertida. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualiquantitativa. Os sujeitos da investigação são trinta e cinco docentes do Ensino Fundamental, anos finais, atuantes na rede municipal de Pelotas/RS. Os dados coletados evidenciaram que o uso das tecnologias digitais e do modelo híbrido Sala de Aula Invertida, ainda está aquém das ações docentes, fato que demonstra a imprescindibilidade de processos formativos continuados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ladislau Barbará Lopes, IFSul

Doutor em Ciência da Computação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS - Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Pelotas, RS - Brasil.

Sônia Regina Fonseca Pereira, IFSUL

Mestranda em Ciências e Tecnologias na Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Pelotas, RS - Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lopes, J. L. B., & Pereira, S. R. F. (2023). PROCESSO FORMATIVO DE DOCENTES PARA O USO DO MODELO HÍBRIDO SALA DE AULA INVERTIDA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 144-162. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.887

Edição

Seção

Artigos Científicos