FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O USO DAS TECNOLOGIAS: REFLEXÕES CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.870

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Ciências, Uso de tecnologias

Resumo

Esse artigo tem como objetivo reconhecer o desenvolvimento das competências digitais do professor de Ciências Biológicas, a partir da análise teórica da formação inicial do profissional docente. O estudo trata-se de um trabalho qualitativo, com desenho metodológico pautado na análise descritiva de conteúdo, a partir da análise documental do currículo pedagógico dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I (Campina Grande), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus Vitória da Conquista e da Universidade Federal de Alagoas - Campus Maceió. Os resultados demonstram que nas instituições de ensino pesquisadas há nos projetos pedagógicos uma preocupação com o uso das tecnologias no processo formativo dos professores de Ciências e de Biologia. Todavia, a organização curricular das instituições pesquisadas, até então, não explicita com clareza em seu ementário, ainda que esta seja uma demanda urgente para o contexto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Macilene Pereira de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEPB). Especialista em Educação Digital (UNEB). Licenciada em Ciências Biológicas (UEPB). Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Doutoranda em Ensino, pela Rede Nordeste de Ensino, polo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Mônica Oliveira Serra, SME de Rafael Jambeiro - BA

Licenciatura em Biologia - FTC/UNIFTC/Bahia - Especialista em Gestão e Educação Ambiental - CEPPEV. Especialista em Educação Digital - UNEB/UNEAD. Professora do Ensino Fundamental II, na SME de Rafael Jambeiro - BA.

Vilma Carmo Oliveira Dias, SME de Vitória da Conquista - Bahia

Licenciatura em Ciências Biológicas - UESB. Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Docência no Ensino Superior - Faculdade Prisma. Especialista em Educação Digital -UNEB. Professora do Ensino Fundamental II, na SME de Vitória da Conquista - Bahia.

Suzane Moreira dos Santos, SME de Rafael Jambeiro - Bahia

Licenciatura em Ciências Biológicas – FTC/Bahia. Especialista em Educação, Gestão e Educação Ambiental/Ciências Ambientais - FAC. Especialista em Educação Digital - UNEB. Professora no Ensino Fundamental II - SME de Rafael Jambeiro - Bahia.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Pereira de Araújo, M., Oliveira Serra, M. ., Oliveira Dias, V. C. ., & Moreira dos Santos, S. . (2024). FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E O USO DAS TECNOLOGIAS: REFLEXÕES CURRICULARES. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 26-39. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.870

Edição

Seção

Artigos Científicos