ANÁLISE TEMPORAL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO REVELA LACUNAS NA ABORDAGEM DO CONHECIMENTO BOTÂNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.853

Palavras-chave:

Ciência, Ensino Médio, Biologia Vegetal

Resumo

Apesar de importante, o ensino de Botânica está defasado e vem sendo preterido a um segundo plano. Objetivou-se entender o papel da Botânica como instrumento e objeto do ensino de conceitos biológicos no contexto do sistema educacional brasileiro por meio da análise da frequência e conteúdo das questões de Botânica do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no período de 1998 à 2019. Foram analisadas 22 provas e 772 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, sendo 350 questões de Biologia e destas, 22 de Botânica. Observou-se aumento estatisticamente significativo no número de questões de Botânica. Os temas predominantes foram “Evolução” e “Fisiologia Vegetal”. Não houve questões de “Gimnospermas” e “Anatomia Vegetal”. Das edições, 8 não tiveram nenhuma questão de Botânica. A baixa ocorrência dessas questões pode influenciar na desvalorização do conteúdo, contribuindo para a disparidade na percepção de plantas. Ademais, o predomínio de questões de Ecologia, pode ser explicado pela busca de interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

Kássia Lorrany Marques de Paula, UFG

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) pela Universidade Federal de Goiás - UFG. 

Dêmila Duarte da Mata Cruz, UFG

Graduanda em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jhonatan Willian Moreira, UFG

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Josellane Silva Pires Camargo, UFG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Maria Beatriz Esteves Bernardes, UFG

Bacharela em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sarah Magalhães Dias, UFG

Bacharela em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (PPGAGRO).

Ademário Almeida Rodrigues, UFG

Graduando em Ecologia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Jascieli Carla Bortolini, UFG

Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. Docente efetiva na Universidade Federal de Goiás (UFG), lotada no Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Botânica.

Letícia de Almeida Gonçalves, UFG

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Docente efetiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), lotada no Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Botânica.

Renê Gonçalves da Silva Carneiro, UFG

Doutor em Biologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente efetivo da Universidade Federal de Goiás (UFG), lotado no Instituto de Ciências Biológicas - Departamento de Botânica.

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Marques de Paula, K. L. ., Duarte da Mata Cruz, D. ., Willian Moreira, J. ., Silva Pires Camargo, J. ., Esteves Bernardes, M. B. ., Magalhães Dias, S. ., Almeida Rodrigues, A. ., Bortolini, J. C., de Almeida Gonçalves, L. ., & Gonçalves da Silva Carneiro, R. . (2023). ANÁLISE TEMPORAL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO REVELA LACUNAS NA ABORDAGEM DO CONHECIMENTO BOTÂNICO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(2), 140-152. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i2.853

Edição

Seção

Artigos Científicos