A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

ASPECTOS CRÍTICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.842

Palavras-chave:

Ensino, Ensino Médio, Currículo, Ciências

Resumo

No cenário das políticas educacionais curriculares brasileiras a Base Nacional Comum Curricular é uma questão recente. Considerando essa problemática é de suma importância que esse campo seja explorado com pesquisas abordando o seu contexto de elaboração e efetivação, além disso em se tratando de BNCC do Ensino Médio esse tema torna-se mais ainda hodierno dado que essa etapa de ensino está passando por uma grande reforma curricular. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é analisar a proposta de ensino presente no texto referente a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias apresentado na versão atual da BNCC do Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao final constatou-se que, de modo geral, apesar do texto da BNCC remeter para um ensino interdisciplinar entre as disciplinas Física, Química e Biologia e também outras áreas do conhecimento, muitos temas importantes para a área foram silenciados ou reduzidos do referido documento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Trajano de Araújo Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE

Mestra em Ensino e Formação Docente (IFCE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/CE). Pesquisadora do Grupo de Estudo Observatório do Novo Ensino Médio (IFCE). Professora efetiva no Ensino Médio (SEDUC/CE), Caucaia, Ceará, Brasil.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará; Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do IFCE.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará; Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará. Professor do IFCE.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Trajano de Araújo Alves, P., Almeida da Silva, S., & César Silveira Jucá, S. (2023). A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS CRÍTICOS. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 30-41. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.842

Edição

Seção

Artigos Científicos