A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
ASPECTOS CRÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.842Palavras-chave:
Ensino, Ensino Médio, Currículo, CiênciasResumo
No cenário das políticas educacionais curriculares brasileiras a Base Nacional Comum Curricular é uma questão recente. Considerando essa problemática é de suma importância que esse campo seja explorado com pesquisas abordando o seu contexto de elaboração e efetivação, além disso em se tratando de BNCC do Ensino Médio esse tema torna-se mais ainda hodierno dado que essa etapa de ensino está passando por uma grande reforma curricular. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa é analisar a proposta de ensino presente no texto referente a área de Ciências da Natureza e suas tecnologias apresentado na versão atual da BNCC do Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tendo como forma de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao final constatou-se que, de modo geral, apesar do texto da BNCC remeter para um ensino interdisciplinar entre as disciplinas Física, Química e Biologia e também outras áreas do conhecimento, muitos temas importantes para a área foram silenciados ou reduzidos do referido documento.
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Copyright (c) 2023 Paula Trajano de Araújo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá
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