PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

  • Willa Nayana Corrêa Almeida Universidade Federal do Pará
  • João Manoel da Silva Malheiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.803

Palavras-chave:

educação em ciências, ensino por investigação, sequência de ensino, aspectos teóricos

Resumo

A presente pesquisa apresenta um recorte de uma pesquisa doutoral, e visa apresentar alguns pressupostos teóricos que envolvem o ensino de Ciências por investigação, destacando as visões de autores sobre os elementos que envolvem essa perspectiva didática. Além disso, abordamos fundamentos ligados às Sequências de Ensino Investigativo (SEI). Para tanto, assumimos uma abordagem metodológica qualitativa, na qual desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos publicados em periódicos da área. A partir dos levantamentos realizados, verificamos que o ensino de Ciências por investigação é uma metodologia que foge da cultura escolar tradicional, proporcionando a participação ativa dos alunos por meio da proposição de problemas que permitem o surgimento e compreensão de conceitos, bem como favorece o desenvolvimento de variadas competências científicas e sociais nos estudantes.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

Corrêa Almeida, W. N. ., & da Silva Malheiro, J. M. . (2022). PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E DIFERENTES ABORDAGENS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(2), 71-83. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i2.803

Edição

Seção

Artigos Científicos