MODELOS DE DENTES DE MAMÍFEROS IMPRESSOS EM 3D E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.796Palavras-chave:
Dentição animal, Educação, Formação de professores, Fusão por deposição de material, Metodologias alternativas.Resumo
O uso de modelos anatômicos é de grande importância no ensino de ciências biológicas. Modelos confeccionados em impressão 3D podem suprir a falta de peças anatômicas in natura, além de desestimular o uso evitável de animais no ensino. O objetivo desta pesquisa foi avaliar educacionalmente modelos de dentes impressos em 3D, comparando-os aos respectivos dentes in natura. Utilizou-se dentes de quatro espécies: cão (Canis lupus familiaris), porco (Sus scrofa), cavalo (Equus caballus) e paca (Cuniculus paca). Os dentes in natura foram escaneados e reproduzidos em impressão 3D com acrilonitrila butadieno estireno (ABS). Os alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas (n=33) foram distribuídos em três grupos iguais (controle, in natura e 3D). Por meio de testes aplicados antes e após as aulas, avaliou-se o aprendizado dos alunos sobre a dentição dos animais. Verificou-se que os grupos 3D e in natura apresentaram resultados significativamente melhores no pós-teste quando comparados ao grupo controle. Os modelos 3D se mostraram tão eficientes quanto os dentes in natura na promoção da aprendizagem. Sugere-se que a impressão 3D pode ser uma ferramenta eficaz na produção de modelos anatômicos voltados para a formação de professores em biologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Regiane Guimarães da Silva, Santos, Marcelo Loureiro da Silva, Karaccas
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.