A FORMAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA A PARTIR DO TEMA ÁGUA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.778Palavras-chave:
aprendizagem, alfabetização ecológica, teoria histórico-cultural, anos iniciaisResumo
O relato de experiência apresenta uma discussão sobre a conscientização Ecológica a partir da epistemologia de Frijot Capra e da concepção de conscientização proposta por Paulo Freire, organizada didaticamente por meio de uma proposta de sequência didática. O objetivo da proposta foi dialogar sobre a formação da conscientização ecológica no contexto do ensino de conceitos científicos sobre o tema água nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Boa Vista, no estado de Roraima. Foram utilizados como instrumento de registro e coleta de dados: anotações em caderno de campo referente as atividades propostas, a elaboração de desenhos, questionário prévio e posterior as ações desenvolvidas. Os dados da pesquisa sugerem que a conscientização ecológica favorece a compreensão do mundo, as relações do homem com os seres a sua volta e a consciência de que como humanos fazemos parte do conjunto dinâmico chamado natureza, e que é indispensável que as crianças em idade escolar possam o mais cedo possível vivenciar ações que visem estimular uma boa relação entre homem e o meio.
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