A FORMAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA A PARTIR DO TEMA ÁGUA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.778

Palavras-chave:

aprendizagem, alfabetização ecológica, teoria histórico-cultural, anos iniciais

Resumo

O relato de experiência apresenta uma discussão sobre a conscientização Ecológica a partir da epistemologia de Frijot Capra e da concepção de conscientização proposta por Paulo Freire, organizada didaticamente por meio de uma proposta de sequência didática. O objetivo da proposta foi dialogar sobre a formação da conscientização ecológica no contexto do ensino de conceitos científicos sobre o tema água nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Boa Vista, no estado de Roraima. Foram utilizados como instrumento de registro e coleta de dados: anotações em caderno de campo referente as atividades propostas, a elaboração de desenhos, questionário prévio e posterior as ações desenvolvidas. Os dados da pesquisa sugerem que a conscientização ecológica favorece a compreensão do mundo, as relações do homem com os seres a sua volta e a consciência de que como humanos fazemos parte do conjunto dinâmico chamado natureza, e que é indispensável que as crianças em idade escolar possam o mais cedo possível vivenciar ações que visem estimular uma boa relação entre homem e o meio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miqueias Ambrósio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Graduado em FILOSOFIA pela Universidade Estadual de Roraima-UERR (2011) e em NORMAL SUPERIOR pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2008) por meio do Convênio PRONERA/UEA/INCRA-RR/AM. Cursando Licenciatura Letras Libras EAD pela Uniasselvi. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Roraima-UFRR; Docência do Ensino Superior pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior-FARES e em LIBRAS pela Faculdades Faceten. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima-UERR. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS. É Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Boa Vista-RR, atuou de 2008 a 2015 na Pré-escola. A partir do ano letivo de 2016 tem atuado como Professor Bilíngue (LIBRAS-PORTUGUÊS) na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Atuou como Professor Substituto no Centro de Educação da Universidade Federal de Roraima nos semestres 2011.2, 2012.1, 2012.2, 2017.1, 2017.2, 2018.1 e 2018.2. Foi Professor na pós-graduação lato sensu no semestre 2013.2 pela UERR. Ministrou aulas na graduação pela Universidade Estadual de Roraima-UERR no semestre 2014.1, 2015.1, 2015.2 e 2016.1 Foi um dos coordenadores do Curso de Especialização em Educação do Campo da UERR 2013-2015. Tem vivência profissional na Educação Básica, Superior e Pós graduação (Lato Sensu) com ênfase em Educação Infantil e Língua Brasileira de Sinais - Libras.

Regis Alexandre Lahm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH (2005) e Mestrado em Sensoriamento Remoto pela UFRGS/CEPSRM (1995). Atualmente é professor Dedicação Exclusiva - DE, da PUCRS. Coordena o Laboratório de Tratamento de Imagens e Geoprocessamento - LTIG/Geografia/EH/PUCRS. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Inteligência Geoespacial e geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geoprocessamento, cartografia, sequestro de carbono e estimativa de taxas de sedimentação em lagos e lagoas, modelagem de circulação hídrica, desastres naturais e eventos extremos. Ministra as disciplinas de Cartografia, Aerofotogrametria, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica na graduação dos cursos de Geografia e Geofísica. É professor pesquisador do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais da PUCRS, onde desenvolve pesquisa de monitoramento de vazamento de co2 por meio de sensoriamento remoto em campos petrolíferos. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGEDUCEM da Escola Politécnica da PUCRS, onde orienta discentes no mestrado e doutorado . É credenciado no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES/INEP/MEC, membro do Comitê de Assessoramento Técnico Científico de Geociências da FAPERGS e membro do Sistema de Consultoria Ad Hoc da CAPES. Nos últimos dez anos publicou mais de 80 artigos em periódicos qualificados, mais de 100 trabalhos em Eventos. Nos últimos 20 anos orientou mais de 100 acadêmicos, incluindo a Iniciação Científica, mestrando e doutorando, com fomento da CAPES, CNPq, FAPERGS e BPA/PUCRS. Participou da Organização de Livros e escreveu mais de 30 capítulos.

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Silveira Vasconcelos, E., Ambrósio dos Santos, M., & Lahm, R. A. . (2023). A FORMAÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA A PARTIR DO TEMA ÁGUA EM UMA TURMA DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(1), 266-289. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i1.778

Edição

Seção

Relato de Experiência