METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.734

Palavras-chave:

Ensino de Física, três momentos pedagógicos, Intervenção pedagógica

Resumo

O ensino dos conteúdos escolares de Física tem se tornado um grande obstáculo para a aprendizagem dos alunos que se sentem desmotivados em compreender os fenômenos da natureza comumente abordados pelo professor com foco na memorização de fórmulas e definições. Se contrapondo a esse cenário, as metodologias ativas surgem como alternativas pedagógicas possibilitando aos alunos, enquanto sujeitos históricos, assumirem papel ativo na aprendizagem partindo de suas experiências, saberes e opiniões valorizadas como ponto de partida para construção do conhecimento. Pautados em elementos da pesquisa-ação, este estudo apresenta uma intervenção pedagógica (IP) com o Tema ‘Astronomia’ para a abordagem de conteúdos sobre o movimento dos planetas no Sistema Solar objetivando participações ativas e criativas dos alunos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares de Física a partir de atividades envolvendo visita a um Planetário e uso de robótica educacional, ambos fundamentados na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Nossos resultados sinalizam que o uso de tecnologias no ensino de Física pode incentivar a participação conjunta e criativa dos alunos, se contrapondo as propostas expositivas e memorísticas que até hoje perduram nas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-08

Como Citar

Crisóstomo Gonçalves, D., & Roberto Machado Benite, C. (2022). METODOLOGIA ATIVA E ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO SISTEMA SOLAR. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 12(3), 149-163. https://doi.org/10.31512/encitec.v12i3.734

Edição

Seção

Relato de Experiência