DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.695

Palavras-chave:

Concepções alternativas, Estratégias de ensino, Estrutura Atômica e Ligações Químicas

Resumo

Este trabalho apresenta o resumo das principais concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem relativas a abordagem de conceitos sobre estrutura atômica e ligações químicas. A pesquisa é parte de um trabalho de iniciação científica e ocorreu através de buscas em bases de dados acadêmicos, como por exemplo, scielo, periódicos capes e google acadêmico. A investigação, de cunho qualitativo, partiu da combinação de palavras chaves tendo como princípio a área de ensino de química e termos referentes a esses conteúdos. Foram selecionados inicialmente 32 trabalhos, sendo onze deles discutindo especificamente concepções alternativas, dificuldades de aprendizagem e erros conceituais. A partir das bases consultadas os resultados mostram que a maioria das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da educação básica em química, retratam apenas realidades pontuais, descrevendo a investigação para uma realidade escolar ou no máximo o estudo de um grupo de estudantes para uma determinada instituição de ensino, com a maioria dos trabalhos no ensino médio e quase nenhum no ensino superior. Somente uma das pesquisas encontradas retrata o estudo da revisão de dificuldades relativas ao conteúdo de ligações químicas. Como forma de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos é apresentado algumas propostas de abordagem já relatadas na literatura da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Neco da Silva Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Química pela UFRN. Natal, Rio Grande do Norte. Av. Sen. Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova. CEP 59078-900 Natal/RN - Brasil.

Lorenna Vanessa Barreto Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Química com tese na área de ensino de Química pelo PPGQ/UFRN. Professor Associado III do Instituto de Química da UFRN atuando na área de ensino de Química e nos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e PROFQUI. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

da Silva Junior, C. N., & Barreto Costa, L. V. (2024). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 06-25. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.695

Edição

Seção

Artigos Científicos