DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ESTRUTURA ATÔMICA E LIGAÇÕES QUÍMICA: REVISÃO DE CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES E SUGESTÕES DE PROPOSTAS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.695Palavras-chave:
Concepções alternativas, Estratégias de ensino, Estrutura Atômica e Ligações QuímicasResumo
Este trabalho apresenta o resumo das principais concepções alternativas e dificuldades de aprendizagem relativas a abordagem de conceitos sobre estrutura atômica e ligações químicas. A pesquisa é parte de um trabalho de iniciação científica e ocorreu através de buscas em bases de dados acadêmicos, como por exemplo, scielo, periódicos capes e google acadêmico. A investigação, de cunho qualitativo, partiu da combinação de palavras chaves tendo como princípio a área de ensino de química e termos referentes a esses conteúdos. Foram selecionados inicialmente 32 trabalhos, sendo onze deles discutindo especificamente concepções alternativas, dificuldades de aprendizagem e erros conceituais. A partir das bases consultadas os resultados mostram que a maioria das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem dos estudantes da educação básica em química, retratam apenas realidades pontuais, descrevendo a investigação para uma realidade escolar ou no máximo o estudo de um grupo de estudantes para uma determinada instituição de ensino, com a maioria dos trabalhos no ensino médio e quase nenhum no ensino superior. Somente uma das pesquisas encontradas retrata o estudo da revisão de dificuldades relativas ao conteúdo de ligações químicas. Como forma de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos é apresentado algumas propostas de abordagem já relatadas na literatura da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Carlos Neco da Silva Junior, Lorenna Vanessa Barreto Costa
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.