UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS DE PESQUISAS NAS QUAIS SCIENTIFIC LITERACY É UMA NOÇÃO CENTRAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.690

Palavras-chave:

educação científica, ensino de ciências, letramento científico

Resumo

No Brasil, o tema scientific literacy começou a aparecer nas pesquisas em educação científica nos anos 1990. Desde então, duas expressões relacionadas a esse conceito são utilizadas em português: alfabetização científica, a mais utilizada; e letramento científico, que aparece em um número crescente de trabalhos nos últimos anos. Este artigo apresenta uma análise quantitativa de pesquisas brasileiras publicadas em português entre 2000 e 2019, para as quais scientific literacy é uma noção central. Para isso, foram utilizadas quatro bases de dados: Scopus, Web of Science, EBSCO e Google Scholar. Através da leitura de títulos, resumos e palavras-chave de dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos completos publicados em anais de congressos e trabalhos publicados em periódicos, a análise visou observar se estavam explícitos nesses campos as disciplinas e etapas de ensino que foram estudadas, o tema educacional focalizado no estudo e o tipo de abordagem de ensino de ciências. Os resultados mostram que ambos os grupos incorporam contribuições da divulgação científica e do movimento CTS e as disciplinas que mais aparecem são biologia e química. Entre os trabalhos sobre letramento científico, há bem mais estudos envolvendo o ensino superior e também se destacam as abordagens envolvendo questões de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Bastos Cunha, R. (2023). UM PANORAMA DE DUAS DÉCADAS DE PESQUISAS NAS QUAIS SCIENTIFIC LITERACY É UMA NOÇÃO CENTRAL. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 215-230. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.690

Edição

Seção

Artigos Científicos