POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: INTERFACE PARA A QUALIDADE DE VIDA DO ALUNO ADOLESCENTE.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.687

Palavras-chave:

políticas públicas, adolescente, qualidade de vida

Resumo

A adolescência constitui-se em uma fase com diversas alterações, essas quando observadas durante o processo de problematização, elaboração e implementação de políticas públicas podem influenciar na qualidade de vida do adolescente. O objetivo foi analisar estudos referentes às políticas de educação e saúde que gerem reflexos para a qualidade de vida do aluno adolescente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultados  destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE) com potencialidade de promover qualidade de vida ao aluno adolescente; a necessidade de inserção do tema transversal relacionado à saúde no currículo escolar e o desenvolvimento deste de forma interdisciplinar, pautado na realidade do aluno adolescente; a necessidade do planejamento integrado dos setores da educação e saúde;  a formação de rede de apoio para promoção da saúde refletindo no desenvolvimento de um cidadão responsável com hábitos de vida saudáveis e capaz de mudar o contexto em que vive. Um aspecto com destaque nos textos analisados é o desconhecimento dos profissionais da educação, da saúde e dos gestores dessas, sobre os objetivos e diretrizes das políticas estudadas. Fato que pode influenciar na efetividade de tais políticas em relação ao reflexo sobre a qualidade de vida do aluno adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Foss De Zorzi, Universidade Federal do Pampa- UNIPAMPA

Enfermeira, Mestra em Políticas Públicas (PPGPP) - UNIPAMPA/RS, Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS)- UNIPAMPA/RS.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA/Uruguaiana, RS

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM/RS) e Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGQVS) - UNIPAMPA/RS.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Foss De Zorzi, F. C., & Copetti, J. . (2023). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: INTERFACE PARA A QUALIDADE DE VIDA DO ALUNO ADOLESCENTE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 42-58. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.687

Edição

Seção

Artigos Científicos