POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: INTERFACE PARA A QUALIDADE DE VIDA DO ALUNO ADOLESCENTE.
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.687Palavras-chave:
políticas públicas, adolescente, qualidade de vidaResumo
A adolescência constitui-se em uma fase com diversas alterações, essas quando observadas durante o processo de problematização, elaboração e implementação de políticas públicas podem influenciar na qualidade de vida do adolescente. O objetivo foi analisar estudos referentes às políticas de educação e saúde que gerem reflexos para a qualidade de vida do aluno adolescente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica narrativa. Como resultados destaca-se o Programa Saúde na Escola (PSE) com potencialidade de promover qualidade de vida ao aluno adolescente; a necessidade de inserção do tema transversal relacionado à saúde no currículo escolar e o desenvolvimento deste de forma interdisciplinar, pautado na realidade do aluno adolescente; a necessidade do planejamento integrado dos setores da educação e saúde; a formação de rede de apoio para promoção da saúde refletindo no desenvolvimento de um cidadão responsável com hábitos de vida saudáveis e capaz de mudar o contexto em que vive. Um aspecto com destaque nos textos analisados é o desconhecimento dos profissionais da educação, da saúde e dos gestores dessas, sobre os objetivos e diretrizes das políticas estudadas. Fato que pode influenciar na efetividade de tais políticas em relação ao reflexo sobre a qualidade de vida do aluno adolescente.
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