EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.677

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, Educação, Educação Ambiental

Resumo

Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herickson Akihito Sudo Lutif, UNIFESP

Graduado em Letras Português/Inglês com especialização no MBA Executivo em Gestão de Pessoas na UECE e AVM W-Pós. Aluno de Mestrado na UNIFESP, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Tiago de Oliveira, UNIFESP

Doutor em Engenharia Elétrica na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS). Professor Associado Nível 1 da UNIFESP, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Maraisa Gonçalves, UNIFESP

Doutora em Agroquímica na UFLA. Professora Adjunta A1 na UNIFESP, São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Akihito Sudo Lutif, H. ., de Oliveira, T. ., & Gonçalves, M. . (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 11-29. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.677

Edição

Seção

Artigos Científicos