EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.677Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade, Educação, Educação AmbientalResumo
Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.
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