INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.616

Palavras-chave:

Educação Profissional, Estágio Supervisionado, Eixo Saúde

Resumo

A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.

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Biografia do Autor

Tamara Guimarães Silva, UNEB

Enfermeira Docente do Curso Técnico em Enfermagem e Técnico em Análises Clínicas– CETEPES e Graduada em Ciências Biológicas – Campus X da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Grégory Alves Dionor, UNEB

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus X da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Liziane Martins, UNEB

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Docente na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) – Campus Paulo Freire e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Campus X da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Guimarães Silva, T. ., Alves Dionor, G. ., & Martins, L. . (2023). INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 13(3), 482-490. https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.616

Edição

Seção

Relato de Experiência