INSERÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM MEIO A PANDEMIA: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v13i3.616Palavras-chave:
Educação Profissional, Estágio Supervisionado, Eixo SaúdeResumo
A educação precisou se adequar de forma emergencial e estabelecer novos rumos nos seus processos, após a suspensão dos encontros presenciais em cumprimento as orientações sanitárias, conforme as restrições apresentadas pelo período pandêmico da Covid-19, sendo necessário dispor de condutas remotas para continuidade do período letivo e diminuição dos possíveis impactos produzidos. Neste sentido, o estudo objetiva avaliar a inserção de recursos digitais na prática docente de cursos de saúde técnicos após a autorização do retorno das aulas durante a pandemia. Trata-se de uma reflexão sobre os procedimentos práticos adotados e o percurso metodológico nos cursos de saúde do Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEPES) da Bahia, durante a realização do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Como resultados, ressalta-se que apesar das dificuldades encontradas no processo construtivo educacional, as realidades institucionais, as habilidades expostas pelos discentes e o uso de metodologias que incentivam a participação ativa junto a contextualização dos temas, facilitam a compreensão e potencializam os meios de ensino-aprendizagem. Contudo, ainda se faz necessário adequar normativas relacionadas sem comprometimentos e atrasos no itinerário formativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Tamara Guimarães Silva, Grégory Alves Dionor, Liziane Martins
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.