INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM
UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.599Palavras-chave:
Divulgação científica, Instagram, Ensino de Química, Tecnologias digitaisResumo
O progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo. Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Salvino da Silva, Bruno Silva Leite
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.