INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM

UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.599

Palavras-chave:

Divulgação científica, Instagram, Ensino de Química, Tecnologias digitais

Resumo

O progresso da Ciência e da tecnologia cada vez mais se intensifica na esfera social, econômica e política. Nesse contexto, a Divulgação Científica (DC) assume um papel social significativo, uma vez que é mostrado aos cidadãos o que está sendo desenvolvido no contexto das pesquisas científicas. Este trabalho objetivou investigar como ocorre o processo de DC da Química em páginas do Instagram, tratando-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para isso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 8 administradores de páginas dessa rede social e analisamos os dados à luz da análise de conteúdo.  Os resultados mostram que há a ocorrência da DC em algumas das páginas analisadas, além de apontar que a contextualização, a ludicidade, o engajamento e o planejamento da publicação são elementos levados em consideração na produção dos conteúdos. Ademais, foi observado que o melhor momento para a postagem do material era dado pelo próprio algoritmo do Instagram. Outrossim, a falta de tempo foi avaliada como um obstáculo para a criação do conteúdo a ser divulgado nas páginas. Por fim, o presente estudo apresenta a importância da DC por meio do Instagram, bem como a necessidade pesquisas que articulem a DC com o ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Wellington Salvino da Silva, UFRPE

Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor de Química, Carnaíba, Pernambuco, Brasil.

Bruno Silva Leite, UFRPE

Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Salvino da Silva, J. W., & Silva Leite, B. . (2024). INVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA QUÍMICA EM PÁGINAS DO INSTAGRAM: UM ESTUDO DE CASO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 14(1), 98-115. https://doi.org/10.31512/encitec.v14i1.599

Edição

Seção

Artigos Científicos