O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS E O USO DE DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.579Palavras-chave:
ensino básico, ciências, aprendizagem significativaResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar como o conteúdo de reprodução humana é ministrado, quais dificuldades encontradas pelos professores e alunos e, além disso, avaliar o uso diferentes recursos didáticos. Uma pesquisa foi feita com 18 professores da de escolas públicas e particulares e seis diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana foram utilizados com duas turmas do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Pio XII”, no município de São Mateus-ES. Para coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os professores e alunos. Os professores demonstraram interesse em trabalhar o tema, mas possuem dificuldades para controlar a euforia da turma, estimular o interesse dos alunos e com os recursos oferecidos pela escola. A maioria tem utilizado recursos didáticos em suas aulas, porém a falta de apoio da escola e falta de tempo para planejar faz com que o uso dos recursos ainda fique muito limitado. Diante das falas dos alunos, os diferentes recursos estimularam a vontade de aprender, a compreender melhor o conteúdo, a tirar dúvidas e ter uma visão mais clara da matéria. Desse modo, ficou evidente que os recursos didáticos ajudaram no processo de ensino/aprendizagem.
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Copyright (c) 2021 Larissa Fracalossi Lucas, Juliana Castro Monteiro Pirovani, Marcos da Cunha Teixeira, Camila Galletti Corrêa
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