O USO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.576Palavras-chave:
autonomia tecnológica, gerenciamento de conteúdos, prática docenteResumo
Este artigo apresenta discussões que emergiram a partir de pesquisas e estudos realizados no grupo de pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCETM), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que aborda o desdobramento empírico de uma prática docente desenvolvida a partir da utilização de um sistema de gerenciamento de conteúdos para ambientes escolares como potencializador para o processo de ensino e aprendizagem, em cursos técnicos de nível médio. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa sobre autonomia tecnológica dos alunos e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário digital – Google Forms, para nove turmas de primeiro semestre, respondido por 127 alunos. Por fim, após a análise deste estudo, foi possível identificar que o uso desse sistema pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, considerando a aceitabilidade e a apropriação de conhecimentos dos alunos; sob a ótica do docente, o sistema auxiliou na prática de execução do componente curricular, ampliando as possibilidades de interação entre professor-aluno e aluno-aluno, além de aproximar a prática de ensino da realidade contemporânea da educação.
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Copyright (c) 2021 Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Regiani Coser Cravo, Simone Gabriely da Silva Lima
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