O USO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade do Estado da Bahia
  • Regiani Coser Cravo Universidade do Estado da Bahia
  • Simone Gabriely da Silva Lima Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.576

Palavras-chave:

autonomia tecnológica, gerenciamento de conteúdos, prática docente

Resumo

Este artigo apresenta discussões que emergiram a partir de pesquisas e estudos realizados no grupo de pesquisa Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCETM), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que aborda o desdobramento empírico de uma prática docente desenvolvida a partir da utilização de um sistema de gerenciamento de conteúdos para ambientes escolares como potencializador para o processo de ensino e aprendizagem, em cursos técnicos de nível médio. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa sobre autonomia tecnológica dos alunos e, para a coleta de dados, foi aplicado um questionário digital – Google Forms, para nove turmas de primeiro semestre, respondido por 127 alunos. Por fim, após a análise deste estudo, foi possível identificar que o uso desse sistema pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, considerando a aceitabilidade e a apropriação de conhecimentos dos alunos; sob a ótica do docente, o sistema auxiliou na prática de execução do componente curricular, ampliando as possibilidades de interação entre professor-aluno e aluno-aluno, além de aproximar a prática de ensino da realidade contemporânea da educação.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

de Freitas Pinheiro, M. T. ., Coser Cravo, R. ., & da Silva Lima, S. G. . (2021). O USO DE SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 224-236. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.576

Edição

Seção

Artigos Científicos