EXPERIMENTAÇÃO ALIADA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE QUÍMICA: O QUE TEM SIDO DISCUTIDO?
DOI:
https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.574Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Experimentação, Ensino de Química, EPTResumo
A complexidade do Ensino de Química tem sido relatada na literatura, requerendo de professores novas práticas pedagógicas capazes de superar este desafio e engajar os alunos no processo de aprendizagem. Nesse sentido, a experimentação tem sido discutida como uma alternativa viável para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. Assim, o trabalho visa avaliar o que tem sido discutido sobre as potencialidades e desafios do uso da Experimentação aliada a Resolução de Problemas para o Ensino de Química. Apoiados em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, analisou-se os artigos publicados no período de 2008 -2019 nas revistas Química Nova na Escola e Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciências. As buscas resultaram em 194 artigos na Revista Química Nova na Escola, sendo que a análise destes resultou na seleção de apenas 8 trabalhos. Na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, obteve-se aproximadamente 45 resultados, porém, só 2 abordavam a Resolução de Problemas aliada a Experimentação. Com base nessa pesquisa, pode-se inferir que a integração dessas metodologias ainda é pouco explorada no contexto do Ensino de Química, e chama a atenção que nenhum dos artigos avaliados aborda a Educação Profissional e Tecnológica.
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Copyright (c) 2021 Claudia Smaniotto Barin, Thanise Beque Ramos
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