CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA

Autores

  • Leandro Bordin Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Chapecó/SC
  • Walter Antonio Bazzo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.569

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Desenvolvimento sociotécnico, Educação em Engenharia

Resumo

O trabalho apresenta e discute concepções de professores formadores acerca da simbiótica relação entre desenvolvimento tecnológico e desenvolvimento social – desenvolvimento sociotécnico – na formação e atuação dos profissionais de Engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de Engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Tendo como categoria primeira ‘o caráter sociotécnico dos problemas de Engenharia’, os resultados e discussões estão circunscritos em torno das seguintes subcategorias: (a) o modelo linear de desenvolvimento: a tecnologia neutra e determinista no contexto capitalista e (b) as (in)certezas: o desenvolvimento tecnológico em debate. A prevalência de concepções tradicionais acerca do desenvolvimento tecnológico, em um lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da Engenharia e revela a dificuldade de superação de modelos formativos historicamente consolidados.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Bordin, L. ., & Bazzo, W. A. . (2021). CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DO CARÁTER SOCIOTÉCNICO DOS PROBLEMAS DE ENGENHARIA. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(3), 166-177. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i3.569

Edição

Seção

Artigos Científicos